Comemoração

Reinauguração da Livraria da Edufu marca novo capítulo para a editora da UFU

Evento celebra reestruturação da Edufu e inauguração do Café Literário como novo espaço de cultura e integração na Universidade Federal de Uberlândia

Publicado em 30/08/2024 às 11:54 - Atualizado em 11/09/2024 às 20:51

Na noite da última quinta-feira, 28 de agosto, a Editora da Universidade Federal de Uberlândia (Edufu) celebrou em grande estilo a reinauguração de sua livraria, em uma festa que reuniu membros da comunidade acadêmica, incluindo o reitor da UFU, Valder Steffen Junior, professores, técnicos, discentes e diversos convidados especiais. O evento, que aconteceu no Bloco 3Q do Campus Santa Mônica, contou com uma programação diversificada, repleta de momentos culturais e de integração.

A recepção aos convidados começou com uma apresentação de Ricardo Moreira e MAGGA, que trouxe uma atmosfera aconchegante, com suas performances de voz e violão. Na sequência, foi realizada a inauguração oficial do Café Literário, com discursos do reitor da UFU e do diretor da Edufu, Alexandre Guimarães Tadeu de Soares. Em suas palavras, ambos destacaram a importância do espaço como um novo ponto de encontro para a disseminação da cultura e do conhecimento na universidade.

Soares comentou que a reinauguração da livraria e do Café Literário não significam apenas um novo começo, mas um ato simbólico de consulta e aprovação para um bom augúrio. Ele pediu o engajamento de todos na luta pelas editoras e livrarias universitárias, ressaltando o trabalho de reestruturação da Edufu, que envolveu a recomposição da equipe, a criação de novas normas e a parceria com a Fundação de Apoio Universitário (FAU) para viabilizar a venda de livros. Além disso, o diretor abordou as dificuldades enfrentadas pelas editoras universitárias, devido à falta de regulamentação legal, defendendo a necessidade de um marco regulatório para garantir a autonomia e segurança jurídica dessas instituições. "Conclamo os presentes a valorizarem a editora e a livraria, como pilares essenciais da cultura e da educação universitária", disse.

Após a inauguração, os autores presentes tiveram a oportunidade de apresentar seus livros ao público, seguida de uma sessão de autógrafos que aproximou leitores e escritores. O Coral da UFU encantou o público com uma apresentação especial, dando um toque musical ao evento. A noite foi encerrada com um coquetel, onde os convidados puderam confraternizar e celebrar esse importante marco na história da Edufu.

Lançamentos

Durante a cerimônia de reinauguração da livraria, cinco livros foram lançados, na presença de seus respectivos autores e organizadores.

Docente da Faculdade de Educação (Faced/UFU), Raquel Discini de Campos apresentou seu livro A educação entre a ética e a estética: os álbuns ilustrados paulistas (1915-1929), uma obra que explora a intersecção entre a ética e a estética na educação, por meio dos álbuns ilustrados produzidos em São Paulo, naquele período das primeiras décadas do Século XX.

Michel Foucault: a política neoliberal como guerra continuada foi organizado por Haroldo de Resende, que também é professor da Faced. Este livro oferece uma análise crítica sobre a visão de Foucault a respeito das políticas neoliberais.

Amon Santos Pinho é membro do corpo docente do Instituto de História (Inhis/UFU) e foi o organizador de Educação, reinvenção e liberdade: educar para a vida. Ele também esteve presente, trazendo reflexões sobre a educação como um processo de libertação e reinvenção.

A obra Viver de outra maneira o tempo. Foucault e as políticas da subjetividade, organizada também por Margareth Rago, Maurício Pelegrini e Fábio Gesueli, foi outro destaque da noite, explorando as políticas da subjetividade na filosofia de Foucault.

Por fim, o autor Orlando Berti, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), apresentou Jornalismo e Inteligência Artificial, livro que discute as implicações da inteligência artificial no campo do jornalismo.

"Esses lançamentos reafirmam o compromisso da Edufu com a disseminação de conhecimento crítico e a promoção de debates relevantes para a sociedade contemporânea. Com isso, a reinauguração da livraria marca um novo capítulo para a editora da UFU, reafirmando seu compromisso com a difusão do conhecimento e a promoção da cultura na universidade e na comunidade em geral", concluiu Alexandre Guimarães Tadeu de Soares.

Palavras-chave: reinauguração Edufu; UFU; Editora da Universidade Federal de Uberlândia; Produção acadêmica;