Pular para o conteúdo principal
EXTENSÃO

Editora da UFU promove lançamento do livro ‘Patrimônio: Histórias de um bairro em quadrinhos’

Obra composta por cinco histórias em quadrinhos e desenvolvida com participação de professores e alunos da UFU conta história de um bairro de Uberlândia

Publicado em 09/07/2025 às 14:18 - Atualizado em 31/07/2025 às 09:24

Arte: Heber Coimbra

 

A Editora da Universidade Federal de Uberlândia (Edufu) promove, neste dia 30 de julho, o lançamento do livro “Patrimônio: Histórias de um bairro em quadrinhos”. A obra foi organizada pelo técnico Luiz Rogério Rodrigues e pelo professor João Agreli, ambos vinculados ao curso de Artes Visuais e ao Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (Iarte/UFU); que estarão presentes no evento. O pró-reitor de Extensão e Cultura, professor do Instituto de História (Inhis) da UFU e autor do capítulo de apresentação da obra, Florisvaldo Paulo Ribeiro Júnior, também participará da roda de conversa; assim como o historiador e professor da Escola de Educação Básica (Eseba/UFU), Getúlio Ribeiro.

O evento será realizado na Livraria da Edufu, localizada no saguão do Bloco 3Q do Campus Santa Mônica, a partir das 15h30. Haverá pontos de venda do livro no local e posterior sessão de autógrafos com os autores. Serão emitidos certificados para todos os presentes, mediante inscrição durante a realização do evento.

 

Sobre a obra

O livro “Patrimônio: histórias de um bairro em quadrinhos” é composto por cinco histórias que narram a formação da cidade de Uberlândia e, principalmente, de um de seus bairros: o Patrimônio, que remonta sua origem à doação de uma extensão de terras feita por um proprietário de latifúndio ao patrimônio de Nossa Senhora da Abadia em 1883.

Ao longo de seus capítulos, cujos conteúdos são embasados em dados históricos, os cinco quadrinistas convidados para este livro - Natália Rodovalho, Matheus Freitas, Lucas Esteves, João-Lucas Belo e Rafael Viana - reimaginam com seus desenhos momentos que vão desde a formação do Sertão da Farinha Podre e dos primeiros povoamentos ocorridos na região no século XVIII, até o pioneirismo nas atividades industriais e comerciais realizadas no bairro a partir do século XX. As histórias exploram a relação do bairro com o centro da cidade e as diversas manifestações tradicionais presentes na cena cultural até os dias atuais, como a Festa de Congado.

O livro conta de forma lúdica as etapas dessas histórias, elencando personagens que integram a memória coletiva e que participaram do desenvolvimento do bairro por meio de práticas culturais, esportivas e de lazer. O intuito é despertar o interesse para a compreensão das modalidades de luta e resistência, para a preservação de suas memórias e para a construção de uma cidade menos desigual e mais justa.

Luiz Rogério Rodrigues destaca a importância deste livro para a preservação da memória uberlandense, uma vez que o bairro Patrimônio é considerado uma grande referência histórico-cultural na cidade. “O Patrimônio é uma relevante fonte de riqueza quando o assunto é antropologia. A miscigenação de diferentes grupos étnicos como africanos, indígenas e brasileiros, faz surgir uma comunidade com múltiplas formas de cultura como arte, religião, costumes, crenças e outros aspectos sociais”, destaca o autor.

“Existem dois fatores muito importantes que fizeram do Patrimônio uma referência histórica cultural. O primeiro deles é o fato de ter sido constituído na mesma década, 1880, que o município de São Pedro do Uberabinha, pois a comunidade vai se desenvolvendo juntamente com o município fornecendo cultura e mão de obra à cidade. Já o segundo, é o fato de sua comunidade ter sido majoritariamente constituída por afrodescendentes, por conta da doação de uma gleba de terra ofertada à santa da Igreja Católica, Nossa Senhora da Abadia, padroeira da população negra”, reforça Luiz Rogério.

 

Para quem é o livro?

O principal público-alvo de “Patrimônio: Histórias de um bairro em quadrinhos” consiste em professores da educação básica, mas sua linguagem simples também torna sua leitura acessível para o público infantojuvenil. Luiz Rogério comenta que fez esta escolha devido à grande escassez e difícil acesso de literatura com histórias locais que retratam questões da educação para as relações étnico-raciais. “O livro foi criado com o objetivo de atender a docentes do ensino fundamental e médio como subsídio de aplicação da Lei nº 10.639/2003, que estabelece o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana em escolas de todo o território nacional”, ressalta. Desta forma, a obra tem como sua missão construir uma educação mais inclusiva em todas as escolas brasileiras.

Para mais informações sobre o evento e a obra, acesse as mídias sociais da Editora da UFU (@edufu_oficial). É possível adquirir o livro por meio do site ou em sua livraria física, que fica no Bloco 3Q do Campus Santa Mônica.

 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: Edufu; UFU; Editora da Universidade Federal de Uberlândia; Produção acadêmica;

A11y