Com Lula e ministros, UFU inaugura novo bloco do Hospital de Clínicas

Primeiros leitos devem atender à comunidade a partir de outubro

Publicado em 05/09/2024 às 21:00 - Atualizado em 06/09/2024 às 20:49

Descerramento da placa alusiva à inauguração. (Foto: Marco Cavalcanti)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) inaugurou, na tarde desta quinta-feira (5/9), o bloco 8DJU do Hospital de Clínicas (HC/UFU). A área de quase 33 mil metros quadrados tem 249 leitos e 20 salas de cirurgia para urgência e emergência em trauma, cardiovascular e neurologia, para atender gratuitamente, via Sistema Único de Saúde (SUS), a mais de dois milhões de habitantes de Uberlândia (MG) e região.

Participaram da cerimônia de entrega da obra o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; a primeira dama Janja Lula da Silva; os ministros da Educação, Camilo Santana; da Saúde, Nísia Trindade; de Minas e Energia, Alexandre Silveira; e das Cidades, Jader Filho; o reitor da UFU, Valder Steffen Junior; o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro; o deputado federal Weliton Prado e outros representantes políticos e acadêmicos da região.

O reitor agradeceu a comunidade pela confiança na Reitoria e aos trabalhadores que atuaram na obra, e reafirmou a vocação original do HC de ensino e serviço. "Este hospital sempre foi e continuará sendo da UFU", afirmou Steffen. Também da universidade, a estudante Débora Cruvinel dos Santos, do curso de graduação em Medicina, discursou sobre a importância do hospital em seu tratamento renal e na sua formação como médica, que ingressou na universidade pelo sistema de cotas. A médica servidora do hospital, Roseane Eloiza Máximo Silva, também compôs a mesa de abertura.

Trindade e Santana destacaram o fato de o HC ser um hospital escola, onde são formados novos profissionais da área da saúde e realizadas pesquisas clínicas relevantes para a ciência nacional. Silveira, Steffen, o superintendente do HC, Marcus Vinicius de Pádua Netto, e o presidente da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional, Silas Rondeau, assinaram um protocolo de intenções para promoção de cooperação técnica entre as partes a fim de viabilizar a eficiência energética no hospital da UFU.

Depois do descerramento da placa alusiva à inauguração, Lula discursou sobre a importância de que as obras paradas sejam concluídas pelo país e sobre a continuidade dos programas de inclusão das pessoas mais pobres no ensino superior, para reduzir a desigualdade social no Brasil. O presidente se emocionou ao relembrar a importância do SUS no enfrentamento à pandemia de covid-19 e cobrou a continuidade dos trabalhos para colocar o novo bloco em funcionamento. A previsão é de que 70 leitos do pronto-socorro e mais alguns de enfermaria comecem a operar em outubro.

"Nós viemos inaugurar a primeira parte, mas faltam equipamentos. Eu queria pedir para o meu governo, para minha ministra, para o homem que administra 45 hospitais universitários, e espero que o Haddad esteja ouvindo, espero que a Simone Tebet esteja ouvindo. Nós temos que fazer o hospital funcionar plenamente para atender a mais de dois milhões de pessoas que precisam ser bem tratadas", disse Lula.

Histórico

O lançamento da pedra fundamental da ampliação HC ocorreu em 2012, como maior obra da área da saúde do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo da Presidenta Dilma Rousseff. A construtora IBEG venceu o primeiro processo licitatório e executou cerca de 40% das obras.

Após problemas na execução, houve rescisão contratual, em 2018, e se iniciou o processo licitatório para contratação de outra empresa para execução dos serviços. O consórcio Engeform/Normatel venceu a segunda licitação e foi apresentado em dezembro de 2020.

Os recursos – R$ 90 milhões na primeira fase e R$ 176 milhões na segunda – foram obtidos por meio de emendas parlamentares do deputado federal Weliton Prado, convênio com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e apoio do Ministério Público Federal (MPF) e da Fundação de Assistência, Estudo e Pesquisa de Uberlândia (Faepu).

Assista à cerimônia completa no CanalGov no YouTube.

Confira imagens da inauguração registradas por Ricardo Stuckert (Presidência da República), Milton Santos e Marco Cavalcanti.

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a cerimônia de entrega das obras de ampliação do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no Campus Umuarama. Uberlândia - MG. (Foto: Ricardo Stuckert / PR)
Fachada do Bloco 8DJU (foto: Milton Santos)
Fachada do Bloco 8DJU. (Foto: Milton Santos)

Palavras-chave: HC Hospital de Clínicas inauguração Lula