Igesc

Nasce o Instituto de Geografia, Geociências e Saúde Coletiva

Nova nomenclatura do Instituto de Geografia reflete ampliação das atividades; regimento interno também é alterado

Publicado em 30/09/2024 às 11:17 - Atualizado em 01/10/2024 às 12:00

Algumas atividades do Igesc, em Uberlândia, são realizadas no Bloco H do Campus Santa Mônica. (Fotos: Cristiano Alvarenga)

Um novo capítulo começa para o Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que agora passa a se chamar Instituto de Geografia, Geociências e Saúde Coletiva (Igesc). Esta mudança não é apenas simbólica, mas reflete o crescimento contínuo e a ampliação de áreas de atuação. A nova denominação reforça a abrangência e a importância de campos como as geociências e a saúde coletiva, que passaram a integrar a unidade. A aprovação foi oficializada na última sexta-feira, 27 de setembro, durante reunião do Conselho Universitário (Consun). Além do novo nome, o instituto celebra a criação de um regimento interno atualizado, que visa atender às novas demandas e à realidade atual.

O diretor do Igesc, Boscolli Barbosa Pereira, ressalta a importância da mudança: “A unidade ganha pela atualização da estrutura organizacional e administrativa e também avança na consolidação de uma identidade que compatibiliza interesses e potencialidades de seus cursos, programas e áreas, ao mesmo tempo em que incrementa o sentimento de pertencimento entre a comunidade de discentes, docentes e técnicos administrativos.”

Uma nova fase para o instituto

Desde sua criação, o Instituto de Geografia expandiu-se significativamente e a antiga estrutura já não representava sua complexidade e pluralidade de atuação. Nos últimos anos, a unidade acadêmica passou por uma expansão expressiva em termos de número de cursos, programas de pós-graduação e infraestrutura.

Atualmente, o Igesc conta com quatro cursos de graduação e dois programas de pós-graduação:

Graduações:

• Engenharia de Agrimensura e Cartográfica (Monte Carmelo);
  • Geografia (Uberlândia);
  • Geologia (Monte Carmelo);
  • Saúde Coletiva (Uberlândia).

Pós-graduações:

• Programa de Pós-Graduação em Geografia;
  • Programa de Pós-Graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador.

Novo regimento: acompanhando a evolução

O novo regimento, aprovado pelo Consun, busca alinhar as regras administrativas e acadêmicas com a realidade do atual Igesc, permitindo uma gestão mais eficiente e democrática, que contemple todas as áreas do conhecimento abarcadas pela unidade.

Além disso, o documento visa garantir maior representatividade no conselho da unidade, incluindo vozes de diferentes cursos e áreas de pesquisa, o que contribui para a construção de um ambiente acadêmico mais plural e inclusivo.

Atualmente, o Instituto de Geografia, Geociências e Saúde Coletiva (Igesc) conta com 70 professores e 23 servidores técnico-administrativos, que se dedicam à formação de estudantes e ao desenvolvimento de pesquisas em diferentes áreas do conhecimento. O texto completo do novo regimento será disponibilizado, nos próximos dias, na página oficial de atas e resoluções do Consun.

Palavras-chave: Igesc Instituto de Geografia Consun