Publicado em 11/09/2024 às 08:27 - Atualizado em 18/09/2024 às 09:23
A docente Júlia Batista Castilho de Avellar, professora de Latim e Literatura Latina no Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (Ileel/UFU), recebeu a "Medalha de Honra UFMG", no último dia 5 de setembro. Esta é a mais alta distinção conferida pela Universidade Federal de Minas Gerais, sendo que Avellar foi nomeada após indicação da Congregação da Faculdade de Letras (Fale/UFMG). A homenagem, que ocorre a cada quatro anos, é concedida aos egressos e egressas que se distinguiram por contribuições relevantes à sociedade e à universidade.
A entrega da medalha ocorreu na solenidade comemorativa dos 97 anos da UFMG, abrindo as celebrações do centenário da instituição. Nesta edição, foram indicados 20 ex-alunos pelas unidades acadêmicas e 4 pela Reitora. A homenagem, prestada por meio do Programa Sempre UFMG, é conferida a ex-acadêmicos de destaque que concluíram curso de graduação, mestrado ou doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais e que estejam, à época da indicação, desvinculados daquela instituição.
Até então, apenas 138 pessoas haviam sido condecoradas pela "Medalha de Honra UFMG", incluindo personalidades como Juscelino Kubitschek, ex-presidente do Brasil e o escritor Guimarães Rosa - ambos formados em Medicina -, além do poeta Carlos Drummond de Andrade, que se graduou no curso de Farmácia da universidade. Em 2024, Avellar foi agraciada junto de pessoas como o ministro do Tribunal de Contas da União, Antonio Anastasia, a escritora e empresária Carla Madeira, a médica e pesquisadora Denise Garrett, dentre outras.
Trajetória
Tendo estudado na Universidade Federal de Minas Gerais de 2009 a 2019, Júlia Batista Castilho de Avellar é licenciada em Letras (Latim/Português), mestre e doutora em Letras: Estudos Literários, na área de concentração de Literaturas Clássicas e Medievais. Docente na UFU desde 2020, também lecionou anteriormente nos ensinos fundamental e médio, possuindo um percurso acadêmico voltado para a divulgação do Latim e da cultura latina para a sociedade por meio de traduções, publicações, projetos de extensão e participações musicais em coral, além do ensino.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Premiação Latim ILEEL homenagem UFMG
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS