Pular para o conteúdo principal
Reconhecimento

Professora de Latim da UFU recebe 'Medalha de Honra UFMG 2024'

Júlia Batista Castilho de Avellar foi homenageada, no último dia 5, por se tornar referência em sua área de atuação

Publicado em 11/09/2024 às 08:27 - Atualizado em 18/09/2024 às 09:23

Da esquerda para a direita: reitora da UFMG, Sandra Goulart de Almeida; a professora Júlia Batista Castilho de Avellar; Sueli Coelho (diretora da Faculdade de Letras da UFMG); e o vice-reitor Alessandro Moreira. (Foto: Jebs Lima / UFMG)

 

A docente Júlia Batista Castilho de Avellar, professora de Latim e Literatura Latina no Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (Ileel/UFU), recebeu a "Medalha de Honra UFMG", no último dia 5 de setembro. Esta é a mais alta distinção conferida pela Universidade Federal de Minas Gerais, sendo que Avellar foi nomeada após indicação da Congregação da Faculdade de Letras (Fale/UFMG). A homenagem, que ocorre a cada quatro anos, é concedida aos egressos e egressas que se distinguiram por contribuições relevantes à sociedade e à universidade.

A entrega da medalha ocorreu na solenidade comemorativa dos 97 anos da UFMG, abrindo as celebrações do centenário da instituição. Nesta edição, foram indicados 20 ex-alunos pelas unidades acadêmicas e 4 pela Reitora. A homenagem, prestada por meio do Programa Sempre UFMG, é conferida a ex-acadêmicos de destaque que concluíram curso de graduação, mestrado ou doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais e que estejam, à época da indicação, desvinculados daquela instituição.

Até então, apenas 138 pessoas haviam sido condecoradas pela "Medalha de Honra UFMG", incluindo personalidades como Juscelino Kubitschek, ex-presidente do Brasil e o escritor Guimarães Rosa - ambos formados em Medicina -, além do poeta Carlos Drummond de Andrade, que se graduou no curso de Farmácia da universidade. Em 2024, Avellar foi agraciada junto de pessoas como o ministro do Tribunal de Contas da União, Antonio Anastasia, a escritora e empresária Carla Madeira, a médica e pesquisadora Denise Garrett, dentre outras.

 

Trajetória

Tendo estudado na Universidade Federal de Minas Gerais de 2009 a 2019, Júlia Batista Castilho de Avellar é licenciada em Letras (Latim/Português), mestre e doutora em Letras: Estudos Literários, na área de concentração de Literaturas Clássicas e Medievais. Docente na UFU desde 2020, também lecionou anteriormente nos ensinos fundamental e médio, possuindo um percurso acadêmico voltado para a divulgação do Latim e da cultura latina para a sociedade por meio de traduções, publicações, projetos de extensão e participações musicais em coral, além do ensino.

 


Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: Premiação Latim ILEEL homenagem UFMG

A11y