UFU recebe visita do secretário estadual de Educação

Gestores da universidade se reuniram com Igor de Alvarenga, que conheceu as instalações do novo bloco do Hospital de Clínicas

Publicado em 20/09/2024 às 17:00 - Atualizado em 30/09/2024 às 08:17

Secretário estadual de Educação (na foto, o 3º, da esquerda para a direita) conheceu as novas instalações do HC-UFU/Ebserh. (Foto: Milton Santos)

Na tarde desta sexta-feira, 20 de setembro, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) recebeu a visita do secretário estadual de Educação, Igor de Alvarenga. Na oportunidade, o vice-reitor da instituição, Carlos Henrique Martins da Silva, o superintendente do Hospital de Clínicas (HC-UFU/Ebserh), Marcus Vinicius de Pádua Netto, e a professora da Faculdade Ciências Contábeis e representante do Comitê Gestor do convênio, Edvalda Araújo Leal, apresentaram ao secretário as novas instalações daquela unidade hospitalar, o bloco 8DJU. A visita também contou com a participação da superintendente regional de Ensino de Uberlândia, Onília Maria de Oliveira Borges, do professor da Faculdade de Medicina e chefe do Setor de Gestão de Pesquisa e da Inovação Tecnológica em Saúde, Luiz Carlos de Oliveira Junior, do gerente administrativo do HC, Túlio Gonçalves Gomes, e do engenheiro responsável pela obra, Marcos Ferreira Rezende.

“Para a gente, é motivo de muito orgulho poder contribuir com o fortalecimento das universidades. Quando construímos esse programa, o nosso objetivo era dar esse apoio às universidades para que elas pudessem fomentar pesquisa e desenvolver ações políticas públicas para a comunidade escolar”, destacou o secretário.

Três homens sentados durante uma reunião
Carlos Henrique Martins da Silva, Luiz Carlos de Oliveira Junior e Igor de Alvarenga, durante a reunião. (Foto: Milton Santos)

Inaugurado no início do mês de setembro, o bloco só teve sua estrutura física finalizada graças aos recursos obtidos via parcerias, dentre elas um convênio com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, que viabilizou R$ 33 milhões para as obras de ampliação. Além disso, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais firmou um segundo convênio com a universidade, que destina R$ 25.164.615,39 (vinte e cinco milhões, cento e sessenta e quatro mil, seiscentos e quinze reais e trinta e nove centavos) para os seguintes fins: aquisição de materiais e equipamentos utilizados para o processo de ensino e aprendizagem em diversos níveis da UFU; implementação de laboratórios; aprimoramento da infraestrutura tecnológica e de segurança da informação.

“É um momento muito importante para a universidade a visita do nosso secretário de Educação. É a ocasião em que a UFU agradece os recursos que foram permitidos via Secretaria da Educação do governo do estado de Minas Gerais, para as obras do nosso hospital, essa obra magnífica”, sublinhou o vice-reitor Carlos Henrique Martins da Silva.

Sobre o novo bloco hospitalar

Novo bloco do HC-UFU/Ebserh, o 8DJU possui uma área de quase 33 mil metros quadrados. A instalação hospitalar conta com 249 leitos e 20 salas de cirurgia para urgência e emergência em trauma, cardiovascular e neurologia, e oferecerá atendimento gratuito, via Sistema Único de Saúde (SUS), a mais de 2 milhões de habitantes de Uberlândia (MG) e região. A previsão é de que os primeiros leitos comecem a atender à população a  partir do mês de outubro.

A solenidade de inauguração contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas Luiz Inácio Lula da Silva. Em quase 50 anos de federalização, esta foi a primeira vez em que um presidente da República participou de um evento na UFU, conforme comentou na oportunidade o atual reitor, Valder Steffen Junior.

Confira, abaixo, alguns registros fotográficos da visita do secretário Igor de Alvarenga ao Hospital de Clínicas.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica.

Palavras-chave: HC visita secretário Minas Gerais Parceria