Pular para o conteúdo principal
Hospital de Clínicas

Reitor da UFU recebe visita do 5º Batalhão de Bombeiros Militares de Uberlândia no novo bloco hospitalar

Encontro teve como intuito agradecer ao grupo o apoio prestado durante a construção da obra e mostrar o resultado

Publicado em 25/10/2024 às 13:21 - Atualizado em 06/11/2024 às 11:02

Na companhia do reitor estavam gestores do HC-UFU/Ebserh e engenheiros e arquitetos envolvidos na construção. (Foto: Milton Santos)

Inaugurado no mês passado, com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o novo bloco hospitalar da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o 8DJU, segue recebendo visitar importantes. Na tarde desta quinta-feira, 24, integrantes do 5º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) de Uberlândia - MG visitaram o novo espaço. Na ocasião, o encontro contou com a presença do reitor da UFU, Valder Steffen Junior, que aproveitou o momento para fazer o agradecimento especial à corporação que contribuiu com o planejamento de segurança e acessibilidade do prédio. 

Estiveram presentes na visita o coronel Ricardo Marisguia, comandante do 2º COB; o tenente-coronel Leonardo Teixeira Leão, comandante do 5º BBM; o major Fabrício Silva Araújo, subcomandante do 5º BBM; o capitão Haendell Luiz Silva Costa, chefe do suprimento; o capitão Aldair Soares Franco, comandante da 1º Companhia Operacional; e o sargento Túlio Henrique Ferreira Diniz, protocolista/secretário. Na oportunidade, também representando a UFU, estavam o superintendente do Hospital de Clínicas (HC-UFU/Ebserh), Marcus Vinicius de Pádua Netto; o engenheiro responsável pela obra, Marcos Ferreira Rezende; o chefe do setor de Infraestrutura Física do HC-UFU/Ebserh, Wesley Roel Dutra; e o gerente administrativo do HC, Túlio Gonçalves Gomes. 

O reitor, Valder Steffen Junior, agradeceu aos representantes do batalhão pelo empenho que tiveram em ajudar a UFU em todas as fases da construção do novo prédio, o bloco 8DJU. Ele enfatizou dois momentos que a parceria foi importantíssima: a liberação inicial do projeto e a retomada da obra com a mudança da empresa construtora. Além disso, afirmou que o momento da visita era simples, mas muito significativo para a universidade. 

.
O primeiro momento da visita consistia numa reunião entre os presentes e, após a conversa e confraternização, eles visitaram alguns espaços do novo bloco, como o heliponto. (Foto: Milton Santos)

Hoje, o novo Bloco Hospitalar da UFU é o prédio mais acessível de toda a universidade. O chefe do setor de infraestrutura física do HC-UFU/Ebserh, Wesley Roel Dutra, ressaltou a importância da participação dos bombeiros na elaboração e execução da obra. “Como é um bloco muito complexo, o Corpo de Bombeiro nos ajudou propiciando, dentro do projeto, soluções, como rede de sprinklers, mais sinalização, na elaboração do plano de intervenção. Então, eles nos apoiaram e a quatro mãos nós fizemos o projeto”, comenta Roel. Ele também destacou que o grupo foi importante também na aprovação do projeto em Belo Horizonte e durante a fase de operação. “Eles vistoriaram, fizeram a fiscalização, estão nos ajudando com os treinamentos na operação, dos sistemas e nos ajudaram com o documento do plano de intervenção”, completa o engenheiro. 

O tenente-coronel Leonardo Teixeira Leão mencionou no encontro que o assessoramento prestado à universidade na obra não é um ordenamento previsto no trabalho deles, mas que o grupo se sensibilizou com a UFU por saberem da importância do hospital para a cidade e se preocuparem de forma especial com a segurança e acessibilidade dos prédios públicos. “Para a gente é uma honra poder estar participando disso [a construção do novo bloco hospitalar], poder estar auxiliando. [...] A gente tem se aproximado da faculdade, inclusive para auxiliar na formação dos profissionais, dentro do possível, porque [a segurança] é uma área muito importante 

 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: Hospital de Clínicas da UFU bloco 8DJU Corpo de Bombeiros

A11y