Pular para o conteúdo principal
Celebração

Inauguração de Protocolo de Combate a Incêndios e novo setor de pediatria marcam comemorações dos 55 anos do Hospital de Clínicas da UFU

Solenidade com autoridades no anfiteatro do Bloco 2A, bolo de metro e orquestra do Exército também fizeram parte da celebração do aniversário do HC-UFU/Ebserh

Publicado em 28/08/2025 às 14:39 - Atualizado em 12/09/2025 às 15:38

Foto: Milton Santos

 

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU/Ebserh), ligado à Empresa de Serviços Hospitalares (Ebserh), comemorou seus 55 anos de história no último dia 26. As comemorações do aniversário do HC-UFU/Ebserh começaram cedo, às 9h30, com uma solenidade para comentar a importância e história do hospital para a universidade e também para a população da região do Triângulo Mineiro. Em sequência, o Protocolo de Combate a Incêndios (PCI) e o novo setor de pediatria foram oficialmente inaugurados, e as comemorações também contaram com um bolo de metro e apresentação da orquestra do Exército.

Inaugurada no dia 26 de agosto de 1970 com 27 leitos, a instituição conta hoje com mais de 500 leitos ativos para atender a população dos 27 municípios da região Triângulo Norte, sendo referência no atendimento hospitalar e ambulatorial de média e alta complexidade. Em seu pronunciamento na solenidade, o reitor da UFU, Carlos Henrique de Carvalho, apontou a evolução do hospital após esses 55 anos: atualmente, são 90 mil metros quadrados de construção, com a realização de mais de 67 mil exames por mês, 4.587 profissionais, 410 residentes, 572 estagiários e uma taxa de ocupação de 153,9% no Pronto-Socorro em 2024.

Dentre as autoridades, estiveram presentes na solenidade o reitor da UFU, Carlos Henrique de Carvalho; a vice-reitora da UFU, Catarina Machado Azeredo; o superintendente regional de Saúde, Marcelo José Pires Ferreira; o superintendente do HC-UFU/Ebserh, André Luiz de Oliveira; o vice-presidente da Ebserh, Daniel Beltrammi; o procurador federal, Cléber Eustáquio; o secretário de Serviços Urbanos da Câmara Municipal de Uberlândia, Raphael Lelis; o secretário municipal de Saúde, Adenilson Lima e Silva; além de demais vereadores, e representantes de deputados federais e estaduais.

 

Solenidade
Pessoas reunidas na solenidade dos 55 anos do HC-UFU/Ebserh
Foto: Milton Santos

Durante os pronunciamentos oficiais, Carvalho reiterou a importância do HC-UFU/Ebserh para a população uberlandense e do Triângulo Mineiro. “Queremos um HC cada vez mais integrado, mais humano. Queremos que nossos pacientes recebam um atendimento mais digno, nossas equipes tenham mais recursos para fazer seu trabalho, e nossa universidade mais equipada para enfrentar os desafios de saúde e ética presentes na área”, enfatizou.

Oliveira destacou que o HC-UFU/Ebserh “não é apenas um hospital, e sim um patrimônio vivo de toda Minas Gerais e do Brasil”. Já Lima e Silva exaltou a parceria entre o Hospital, a Prefeitura Municipal e a Universidade, apontando para o diálogo entre essas instituições, e também com os poderes legislativos local, estadual e federal.

Em entrevista, Azeredo relembrou que a história do Hospital foi construída por muitas mãos ao longo dos anos, e que o HC-UFU/Ebserh foi criado para viabilizar o curso de Medicina da UFU, uma demanda da sociedade de Uberlândia na época. “As pessoas que batalharam muito ao longo da história para a construção dele geraram um hospital que atende não só Uberlândia, mas toda a macrorregião do Triângulo, que é essencial para a formação de profissionais nas diferentes área da saúde, e reconhecer o trabalho das pessoas no dia a dia deste hospital, com um serviço de muita qualidade, competência e dedicação para a nossa população”, finaliza.

 

Inaugurações
Bolo de metro para comemoração dos 55 anos do HC-UFU/Ebserh
Também houve um bolo de metro para as comemorações dos 55 anos do HC-UFU/Ebserh. (Foto: Milton Santos)

Após a solenidade, as autoridades foram convidadas para a inauguração da obra de implantação do Projeto de Combate a Incêndio (PCI) do Setor 2 do HC-UFU/Ebserh. A obra abrange uma área com mais de 27 mil metros quadrados, e garante que pelo menos 70% das áreas do Hospital estão adequadas às normas de incêndio, com previsão de adequação total até o ano que vem. Dentre as melhorias, foram feitas instalações de sistema de detecção de fumaça, adequações físicas com implantação de novas casas de bombas, além de bases e reservatórios com volumes de até 70 mil litros.

Na sequência, houve a inauguração da nova estrutura física dos 34 leitos da enfermaria da Pediatria. A nova estrutura está localizada no terceiro andar do bloco 4D, onde funcionava a enfermaria de Clínica Médica, transferida para o bloco 8DJU. O espaço irá acolher internações de crianças menores de 13 anos, com melhores condições clínicas, oncológicas e cirúrgicas. A localização escolhida é no mesmo bloco da UTI Pediátrica, mais próxima dos exames de imagem e laboratoriais, e com acesso mais fácil para o Centro Cirúrgico.

O HC-UFU faz parte da Rede Ebserh desde maio de 2018. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

>>>>> Conheça mais sobre a história do HC-UFU/Ebserh <<<<<

 

Palavras-chave: Hospital de Clínicas da UFU HC-UFU/Ebserh 55 anos do HC-UFU aniversário

A11y