Publicado em 13/11/2024 às 10:04 - Atualizado em 19/11/2024 às 13:46
Com o objetivo de conectar estudantes de todo o Brasil a grandes investidores e empresas, por meio do ecossistema de Venture Capital e Empreendedorismo, aconteceu, na capital paulista, o VC Challenge. O evento, que começou em 5 de outubro, com a fase remota, teve a etapa de apresentação final presencial neste último sábado, 9, no Instituto de Tecnologia e Liderança (Inteli), localizado no campus da Universidade de São Paulo (USP).
Os estudantes do curso de Ciências Econômicas, Bernardo Tanaka e Guilherme Castro, de Ciência da Computação, Vitor Thomé, e de Engenharia da Computação, Ramon Guimarães, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), participaram juntos do desafio e conquistaram o primeiro lugar na vertente de Telecomunicações e terceiro lugar geral do evento. Com exceção de Ramon, os outros três compõem a Liga de Mercado Financeiro da UFU e, por isso, têm o costume de participar de eventos como esse e viram neste challenge a oportunidade de expandir o conhecimento no mundo de investimentos em startups, um desejo comum entre os quatro.
O grupo apresentou um trabalho que perpassa desde a análise setorial até análises das operações de uma startup, juntamente com seus planos futuros. Guilherme Castro diz que a equipe escolheu a vertente de Telecomunicações por conta da proximidade dos membros com o tema e que a diversidade dos cursos foi fundamental para ter sucesso nas etapas, uma vez que a experiência de cada um complementou o outro.
Ele também explica que o desenvolvimento do trabalhou se deu em partes. "A ideia final do trabalho, na última etapa, era montar uma tese sólida de investimento em uma startup. Para isso, na primeira etapa entendemos sobre o setor, para entender melhorar sobre qual o mercado da solução, canais de venda, competição, etc. Na segunda, analisamos a operação da empresa, qual o modelo de negócio, qual dor de mercado ela resolve, perspectivas. Na terceira, montamos um plano detalhado de expansão, levando em conta todas as características antes estudadas, e por fim, na quarta expandimos o racional até ficar um trabalho completo", afirma Castro.
Ramon Guimarães afirma que o evento tem uma grande contribuição para a formação acadêmica e profissional dele e do grupo. “É uma jornada de aprendizado e desenvolvimento, networking com grandes profissionais do mercado financeiro no ramo de Venture Capital, oportunidades profissionais na área”, ressalta o estudante. O quarteto se classificou para a fase final do evento após serem campeões da vertical de telecomunicações na semifinal. A participação no evento em São Paulo fez com que eles encontrassem os participantes campeões das outras categorias.
VC Challenge
O evento desafia estudantes de todo o país a testarem seus conhecimentos e habilidades quando à inovação e, neste ano, abriram novas verticais temáticas para discussão: clima e floresta, telecomunicações, construtechs e mineração. Durante o desafio, os inscritos participam de palestras exclusivas com especialistas de cada área antes de escolher em qual delas competir.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: inovação empreendedorismo telecomunicações
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS