Publicado em 02/12/2024 às 11:34 - Atualizado em 04/12/2024 às 17:28
O Programa de Educação Tutorial (PET) Estatística da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) desenvolveu um painel interativo sobre a criminalidade violenta em Minas Gerais. Utilizando dados disponibilizados pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp/MG), o dashboard permite comparar diferentes cidades do estado por categorias de crime, como homicídios, roubos, sequestros, entre outros, desde 2012 até o presente.
A ferramenta facilita a visualização de tendências de violência e pode ser utilizada por pesquisadores, autoridades, jornalistas e pela população para compreender melhor a dinâmica da criminalidade em diferentes regiões de Minas Gerais. Com o painel é possível ver o número total de crimes, o número por habitantes, a média mensal e as posições absolutas e relativas no estado. Em 2024, por exemplo, mesmo Uberlândia sendo a segunda cidade mais populosa do estado, ela aparece na posição 17 em relação a crimes violentos por mil habitantes, de acordo com o painel.
Anualmente, o grupo realiza o planejamento de suas atividades e, durante esse processo, Joel de Oliveira Machado Junior, integrante do PET, propôs o desenvolvimento de um dashboard focado na criminalidade em Minas Gerais, tema escolhido pela relevância do assunto. A partir de maio deste ano, toda a equipe, composta por 16 petianos, iniciou o desenvolvimento da ferramenta de forma colaborativa.
“Estudos dirigidos foram realizados, num primeiro momento, para aprendermos sobre a criação de dashboards usando a linguagem de programação R. Em setembro, recebemos a visita técnica de Franklin Torres, gerente de Estatística e Geoprocessamento da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública do Estado do Ceará (Supesp/CE). Em uma reunião de consultoria, apresentamos o primeiro rascunho e ele nos apresentou sugestões de melhoria. Após seis meses de trabalho intenso, o dashboard foi publicado”, explica Pedro Franklin Cardoso Silva, professor do Instituto de Matemática e Estatística da UFU e tutor do PET Estatística.
A coleta dos dados é feita a partir do Banco de Crimes Violentos da Sejusp/MG, disponibilizado no Portal de Dados Abertos do Estado de Minas Gerais. Os dados são atualizados mensalmente e a coleta é feita de forma automática. Para isso, é utilizada a linguagem R, uma ferramenta para análises estatísticas e visualização de dados que manipula e integra as informações no painel.
Silva destaca como o trabalho é importante para reforçar o compromisso da universidade com a pesquisa e a produção de conhecimento para a sociedade, além de fortalecer a conexão da UFU com órgãos públicos, como a Sejusp, criando oportunidades de colaboração e transferência de conhecimento. “[O painel] facilita o acesso a informações complexas através de uma visualização objetiva e intuitiva. Os dados originais estão disponibilizados em um portal pouco conhecido da população e está dividido em planilhas com milhões de linhas. Assim, o painel democratiza o acesso e a compreensão de estatísticas de criminalidade e torna os dados legíveis para cidadãos sem formação técnica específica”, completa.
Agora, o grupo pretende criar pelo menos outros dois trabalhos semelhantes: um painel dinâmico que reunirá as informações dos registros estatísticos sobre violência doméstica e familiar contra a mulher e de vítimas de feminicídio em Minas Gerais; e um painel dinâmico que reunirá as informações dos registros de crimes com causa presumida LGBTQIA+fobia.
Vale destacar que, até o momento, não existia no estado um painel dinâmico que reunisse e visualizasse de forma integrada as informações de crimes violentos. Nesse sentido, o trabalho do PET Estatística da UFU é pioneiro na democratização e acessibilidade desses dados para a população mineira.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: painel dashboard estatística pet estatística criminalidade Minas Gerais violência
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS