Por: Diélen Borges
Publicado em 01/04/2025 às 17:34 - Atualizado em
02/04/2025 às
09:29
Cientistas precisam publicar suas pesquisas em livros, revistas e eventos, avaliados pelos seus pares. Mas sabia que existem editoras predatórias? Elas abordam os pesquisadores com ofertas mirabolantes e visam ao lucro. Isso prejudica a ciência e a sociedade, porque promove a circulação de conteúdos sem a devida checagem e avaliação.
O episódio #135 do podcast "Ciência ao Pé do Ouvido", intitulado "Editoras predatórias: risco de golpe na ciência", debate a pressão por produtividade acadêmica, como ter publicações de impacto e como reconhecer revistas, livros e até congressos predatórios.
O entrevistado é o professor Guilherme Fromm, do Instituto de Letras e Linguística (Ileel) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Ele é editor das revistas GTLEX e Domínios de Lingu@gem, já participou do comitê consultivo do projeto Scielo Livros, além de muitas outras atividades relacionadas a publicações científicas.
O programa está disponível nas principais plataformas de podcast e também aqui no portal Comunica UFU. O "Ciência ao Pé do Ouvido" é produzido pela Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Editoras predatórias podcast Ciência ao Pé do Ouvido