Divulgação científica

Conheça a história das trilhas do 'Ciência ao Pé do Ouvido'

Composições foram feitas por pesquisador da UFU

Publicado em 27/05/2022 às 13:17 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Eduardo Fraga Tullio é pesquisador e produziu as trilhas sonoras do 'Ciência ao Pé do Ouvido'. (Foto: Arquivo pessoal).

São muitas as características que envolvem a identidade de um podcast. Mas uma das que mais nos preocupava quando pensamos em criar um podcast sobre divulgação científica era, claro, a identidade sonora. Afinal, a gente queria que, de alguma forma, vocês ouvissem nossos episódios e logo pensassem “esse é o 'Ciência ao Pé do Ouvido'!”

Fomos buscar por trilhas para marcar presença nos seus fones de ouvido. A equipe do "Ciência ao Pé do Ouvido" entrou em contato com o professor Eduardo Fraga Tullio e pediu por trilhas.

Eduardo Fraga Tullio é doutor em Música e professor de percussão no Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (Iarte/UFU) desde 2006. Na época que a nossa equipe entrou em contato, ele fazia um pós-doutorado em Jornalismo, que envolvia a produção de trilhas para o documentário Grupo do Brooklyn.

Só que era 2020. A estreia do "Ciência ao Pé do Ouvido" coincidiu com o início da pandemia de covid-19. E foi naquela fase caótica que as trilhas foram solicitadas para o professor.

Naquele momento, Eduardo precisava finalizar seu documentário. Então, teve uma ideia: ceder as trilhas utilizadas ali para o podcast. “Como gravei várias vinhetas para encaixar no documentário, eu achei que serviria para o podcast. Quando a equipe solicitou as trilhas, entrou a pandemia, então não conseguia fazer material novo. Como são músicas originais compostas por mim, eu poderia usar para vários fins”, conta.

O processo de criação das vinhetas foi feito em casa. O professor utilizou marimba, vibrafone, marimba de vidro, atabaques, pratos e efeitos para as composições.“Eu fiz um tema básico e depois fui variando ritmo e intensidade, pegando o tema principal e mudando algumas coisas. Também o timbre dos instrumentos. Depois fui editando, limpando, colocando efeitos. Esses temas foram para o documentário e eu enviei para a equipe para que usassem à vontade no podcast”, descreve.

O "Ciência ao Pé do Ouvido" é um podcast sobre ciência. A busca por um professor, que também é pesquisador na universidade, foi proposital. Dessa forma, cada episódio reforça que fazer ciência envolve diversas áreas diferentes, inclusive a música.

“Eu fico feliz pelas músicas estarem no podcast porque eu gosto muito da UFU e tenho muito orgulho de trabalhar aqui. Também poder divulgar o trabalho e colocar as músicas em uma coisa importante da instituição”, completa.

A divulgação científica acontece de maneiras originais, e o uso das trilhas de Eduardo Fraga Tullio complementa essa proposta.  No episódio #48, sobre o centenário da Semana de Arte Moderna, há um quadro de entrevistas em que o professor fala mais sobre esse assunto.

Ouça o podcast "Ciência ao Pé do Ouvido", disponível nas principais plataformas de streaming: Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music ou diretamente no Anchor.

Palavras-chave: podcast Ciência ao Pé do Ouvido Semana da Arte Moderna Divulgação Científica