Publicado em 21/05/2025 às 17:47 - Atualizado em 30/09/2025 às 13:08
Nesta entrevista da Série Inovação, conversamos com o pesquisador Rogério Sales Gonçalves, professor da Faculdade de Engenharia Mecânica da UFU, responsável pelo projeto que deu origem a um dispositivo robótico que auxilia na reabilitação do punho em tratamentos fisioterapêuticos de lesões físicas ou neurológicas.
O equipamento fortalece as principais movimentações do punho, aliado à estratégia de jogos eletrônicos, que podem ser utilizados por múltiplos usuários em cooperação e competição, favorecendo o tratamento.
Ela serve para a reabilitação do corpo humano na fisioterapia. Sua grande área de aplicação é na Medicina de Reabilitação.
O desenvolvimento da tecnologia passou pelo estudo dos movimentos de reabilitação do punho humano, concepção da estrutura, modelagem matemática, projeto mecânico 3D com simulações para analisar tanto o aspecto da engenharia, quanto da criação e modelagem de projetos, além do desenvolvimento do sistema de controle e da aplicação em jogos sérios. Após as aprovações no comitê de ética em pesquisa com seres humanos, testes estão sendo realizados com voluntários saudáveis e pacientes.
A presente invenção é aplicada em pacientes que sofreram lesões do punho ou que tenham limitações de movimentos do punho em função de problemas neurológicos.
Existem vários documentos de patentes que abordam ideias e dispositivos para reabilitação do punho humano. Contudo, em nosso levantamento de estado da arte, não encontramos arquiteturas que permitam, a partir de um único motor de rotação, realizar os três movimentos do punho humano de forma individual e controlável. Não encontramos também a utilização de um equipamento para reabilitação do punho humano acoplado a jogos sérios multiusuários, em que o paciente pode utilizar uma estrutura e competir/cooperar com outro usuário. Este outro usuário pode ser outro paciente, um voluntário ou o próprio profissional da saúde.
A mão do paciente é rapidamente fixada em uma plataforma móvel para a reprodução dos movimentos individuais do punho humano, sem a necessidade de diversos ajustes, como ocorre com outros dispositivos existentes. Após a fixação da mão, o equipamento já está pronto para uso. Para a realização dos diferentes tipos de movimento, a mão do paciente é fixada em determinada configuração ou orientação com relação ao equipamento.
Junto ao envelhecimento acentuado da população mundial, devido aos avanços na medicina, nos dias atuais, observamos também um aumento de lesões neurológicas e de traumas que podem levar a sequelas, como problemas nos movimentos do punho. A reabilitação desses movimentos requer procedimentos especializados de alta intensidade, realizados por fisioterapeutas ou outros profissionais da saúde.
Em geral, o processo de reabilitação do punho pode ser entediante e cansativo para os pacientes e profissionais da saúde. Essa tecnologia que desenvolvemos pode ser uma ferramenta capaz de estimular os pacientes nos movimentos de reabilitação do punho com o uso de um equipamento robótico de baixo custo associado a jogos sérios. Essa invenção também permite quantificar a evolução dos pacientes.
Por natureza, seres humanos apreciam jogos cooperativos e de competição Assim, o equipamento proposto possui o diferencial de ser utilizado por dois pacientes, um paciente e o profissional de saúde ou com outro voluntário/familiar, estimulando os procedimentos de reabilitação.
O dispositivo robótico multiusuário para reabilitação do punho humano já está validado em ambiente laboratorial e atualmente, após os procedimentos legais, nós estamos fazendo testes com pacientes.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Série Inovação inovação fisioterapia engenharia Jogo Sério
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS