Publicado em 07/07/2025 às 11:39 - Atualizado em 24/07/2025 às 08:39
Na última quinta-feira (2/7), uma equipe multidisciplinar com integrantes da Faculdade de Medicina (Famed) e do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU/Ebserh) ficaram em segundo lugar no Campeonato Mundial de Simulação em Trauma e Emergências, sediado na Faculdade de Ciências Médicas (FCM), em Campinas (SP).
O evento reúne ligas de estudantes de diversos países com a intenção de globalizar os conhecimentos na área de trauma e emergência. Para a competição, os universitários são colocados em 24 cenários, nos quais os alunos precisam resolver os problemas de forma realística, com base nos protocolos já fundamentados. A final foi entre os acadêmicos da UFU e da Universidade de São Paulo (USP).
Para a classificação internacional, previamente, é necessário a participação no Congresso Brasileiro Nacional de Ligas e Traumas, que aconteceu entre os dias 12 e 16 de março de 2025. Nessa pré-competição, a final também ficou entre os estudantes da USP e da UFU, mas o primeiro lugar foi de Minas Gerais.
A preparação da equipe mineira, que contou com quatro estudantes, além de dois enfermeiros, teve o apoio da Fundação de Assistência, Estudo e Pesquisa (Faepu) com auxílios e transporte. Além disso, a união do grupo foi fundamental para o resultado: “A nossa preparação foi bem densa, nos dedicamos bastante na questão de organização, divisão, todos empenhados. Isso fez com que déssemos nosso melhor”, explica Davi Silva, integrante da equipe.
O grupo reconhece a importância do evento e como a troca de conhecimento internacional amplia o repertório mundial. Por isso, as expectativas para a próxima edição, que acontecerá em 2026, no Catar, estão altas: “Todos foram muito receptivos com a gente e já fomos convidados para estar com eles ano que vem”, finaliza Silva.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Medicina UFU Liga Acadêmica
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS