Pular para o conteúdo principal
Ciência

Trabalho sobre bactéria Sarcina sp é premiado em evento de gastroenterologia

Discussão sobre rara infecção gástrica desenvolvida por alunos da Gastroliga da UFU conquistou 2º lugar na categoria ‘Prêmio Ligas da Federação Brasileira de Gastroenterologia’

Publicado em 12/12/2023 às 13:06 - Atualizado em 12/12/2023 às 13:37

Liga Acadêmica de Gastroenterologia da UFU participou de evento no Rio de Janeiro (Foto: Arquivo pessoal)

A Liga Acadêmica de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (Famed/UFU) marcou presença na XXII Semana Brasileira do Aparelho Digestivo. O  evento aconteceu entre 23 a 26 de novembro e reuniu médicos especialistas em cirurgia do aparelho digestivo, endoscopia digestiva e gastroenterologia. Oportunidade para os ligantes da Gastroliga se aproximarem mais da área e participar de palestras sobre essas temáticas diretamente com profissionais da área. 

Durante o evento, seis ligantes, que são os alunos integrantes da Liga Acadêmica, apresentaram seus trabalhos de relato de caso, desenvolvidos sob orientação da professora Abadia Gilda Buso Matoso, médica gastroenterologista e docente da Famed, e coordenadora da Gastroliga. 

O trabalho intitulado “Sarcina sp.: causa rara de úlcera gástrica associada à hemorragia digestiva alta em paciente cirrótico” foi premiado em 2º lugar na categoria “Prêmio Ligas da Federação Brasileira de Gastroenterologia”. A pesquisa foi apresentada por Carolina Rezende Lima, discente do quarto ano do curso de Medicina. A pesquisa contou com orientação de Abadia Gilda Buso Matoso, médica gastroenterologista, com contribuição de Camila Ribeiro Tibiletti, médica residente do Hospital de Clínicas da UFU, e de Bruno de Carvalho Dornelas, médico patologista também no HC.

Carolina Lima apresentou o trabalho como autora principal e recebeu o prêmio de 2º lugar na categoria “Prêmio Ligas da Federação Brasileira de Gastroenterologia” (Foto: Arquivo pessoal)
Carolina Lima apresentou o trabalho como autora principal e recebeu o prêmio de 2º lugar na categoria “Prêmio Ligas da Federação Brasileira de Gastroenterologia” (Foto: Arquivo pessoal)

“Foi muito especial apresentar pela primeira vez em um congresso nacional, é muito importante, nós alunos, experienciar essas oportunidades durante a nossa formação. Sinto que foi uma experiência única", comenta Lima sobre a sua apresentação na XXII Semana Brasileira do Aparelho Digestivo. 

A bactéria que norteou a pesquisa foi identificada no serviço de patologia da universidade, e para a surpresa da autora, existem apenas 60 casos descritos no mundo. A Sarcina sp. está associada a lesão gástrica, e por se tratar de um estudo recente, o trabalho visa alertar a comunidade médica e agregar as áreas da patologia e clínicos para futuros questionamentos que possam ser relacionados à lesão. 

Durante as reuniões da liga e também do acompanhamento dos médicos que atendiam no HC, surgiu a oportunidade de analisar a Sarcina porque um paciente apontou lesão gástrica devido a essa bactéria. Quando os ligantes procuraram em bases de dados, perceberam  que poderiam estudar a evolução desse paciente para servir de alerta para a existência da Sarcina em lesões gástricas. Os principais sintomas estão associados à dor no andar superior do abdômen, náusea, vômito e a sensação de saciado, o que contribui para que o paciente procure atendimento médico para que seja investigado. 

Para Matoso, a participação nas Ligas Acadêmicas é importante para o desenvolvimento na graduação, pois os alunos têm a oportunidade de vivenciar os casos de determinadas áreas da medicina. “A gente costuma dizer para os estudantes que nós não temos o objetivo de formar gastroenterologistas, mas temos como objetivo apresentar a especialidade e como se faz uma medicina de forma ética e correta. Reforçamos sobre a participação em pesquisas e também na prática ", comenta a professora. 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: Gastroenterologia Liga Acadêmica Faculdade de Medicina

A11y