Publicado em 12/12/2023 às 13:06 - Atualizado em 12/12/2023 às 13:37
A Liga Acadêmica de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (Famed/UFU) marcou presença na XXII Semana Brasileira do Aparelho Digestivo. O evento aconteceu entre 23 a 26 de novembro e reuniu médicos especialistas em cirurgia do aparelho digestivo, endoscopia digestiva e gastroenterologia. Oportunidade para os ligantes da Gastroliga se aproximarem mais da área e participar de palestras sobre essas temáticas diretamente com profissionais da área.
Durante o evento, seis ligantes, que são os alunos integrantes da Liga Acadêmica, apresentaram seus trabalhos de relato de caso, desenvolvidos sob orientação da professora Abadia Gilda Buso Matoso, médica gastroenterologista e docente da Famed, e coordenadora da Gastroliga.
O trabalho intitulado “Sarcina sp.: causa rara de úlcera gástrica associada à hemorragia digestiva alta em paciente cirrótico” foi premiado em 2º lugar na categoria “Prêmio Ligas da Federação Brasileira de Gastroenterologia”. A pesquisa foi apresentada por Carolina Rezende Lima, discente do quarto ano do curso de Medicina. A pesquisa contou com orientação de Abadia Gilda Buso Matoso, médica gastroenterologista, com contribuição de Camila Ribeiro Tibiletti, médica residente do Hospital de Clínicas da UFU, e de Bruno de Carvalho Dornelas, médico patologista também no HC.
“Foi muito especial apresentar pela primeira vez em um congresso nacional, é muito importante, nós alunos, experienciar essas oportunidades durante a nossa formação. Sinto que foi uma experiência única", comenta Lima sobre a sua apresentação na XXII Semana Brasileira do Aparelho Digestivo.
A bactéria que norteou a pesquisa foi identificada no serviço de patologia da universidade, e para a surpresa da autora, existem apenas 60 casos descritos no mundo. A Sarcina sp. está associada a lesão gástrica, e por se tratar de um estudo recente, o trabalho visa alertar a comunidade médica e agregar as áreas da patologia e clínicos para futuros questionamentos que possam ser relacionados à lesão.
Durante as reuniões da liga e também do acompanhamento dos médicos que atendiam no HC, surgiu a oportunidade de analisar a Sarcina porque um paciente apontou lesão gástrica devido a essa bactéria. Quando os ligantes procuraram em bases de dados, perceberam que poderiam estudar a evolução desse paciente para servir de alerta para a existência da Sarcina em lesões gástricas. Os principais sintomas estão associados à dor no andar superior do abdômen, náusea, vômito e a sensação de saciado, o que contribui para que o paciente procure atendimento médico para que seja investigado.
Para Matoso, a participação nas Ligas Acadêmicas é importante para o desenvolvimento na graduação, pois os alunos têm a oportunidade de vivenciar os casos de determinadas áreas da medicina. “A gente costuma dizer para os estudantes que nós não temos o objetivo de formar gastroenterologistas, mas temos como objetivo apresentar a especialidade e como se faz uma medicina de forma ética e correta. Reforçamos sobre a participação em pesquisas e também na prática ", comenta a professora.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Gastroenterologia Liga Acadêmica Faculdade de Medicina
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS