Pular para o conteúdo principal
Educação

UFU promove evento sobre Filosofia, Afetos e Educação

Atividade aconteceu nos dias 3 e 4 de julho e contou com debates e uma roda de conversa

Publicado em 07/07/2025 às 09:32 - Atualizado em 09/07/2025 às 16:47

Roda de conversa com Renato Noguera (Milton Santos)

Nos dias 3 e 4 de julho, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU)  foi palco do evento Filosofia, Afetos e Educação, entre a poética e a psique”. A atividade contou com seminários, mesa-redonda, momento cultural, conferências e uma roda de conversa com o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Renato Noguera. O evento foi organizado pelo Instituto de Filosofia (IFILO) juntamente com a Escola de Educação Básica (Eseba).

O primeiro dia de evento iniciou com o seminário da professora Georgia Amitrano, do IFILO. Na sequência foi realizada a  mesa-redonda “Feminilidades e seus desdobramentos” que contou com as debatedoras Christina Martins, psicóloga judicial, Elzimar Fernanda Nunes; professora do Instituto de Letras e Linguística da UFU, e Simone Neves, psicóloga clínica, e a mediadora,  a professora da Eseba/UFU e líder do grupo de pesquisa POEMA, Fernanda Cristina de Campos. Após o debate, ocorreu a apresentação do docente do Instituto de Artes da UFU, Carlos Roberto. Ferreira Menezes Júnior. A noite encerrou-se com  a conferência ministrada por Renato Noguera, que abordou o tema “O lugar do amor no reino dos afetos”.

No segundo dia aconteceu a roda de conversa  “Uma paideia antirracista: por uma educação de afetos”, conduzida pelo  professor Renato Noguera. A atividade promoveu um debate sobre questões étnico-raciais e como tornar o ambiente educacional um local antirracista. em entrevista ao Comunica UFU Renato destacou a importancia deste tipo de discussão no ambiente academico.

"A importância é que de falar de afetividade é mesmo que falar de educação, porque o educar está relacionado sim ao aprendizado emocional e diversos estudos apontam que o ambiente com mais segurança psicológica favorece a aprendizagem. Então, a aprendizagem não é algo só do âmbito da racionalidade, o cognitivo está conectado com a rede das emoções, dos afetos e do sentir assim como diz Antônio Damásio nós somos máquinas de sentir e aprender", explica Noguera.

Ao final do evento foi promovida a dinâmica do microfone aberto para a realização de perguntas ao professor Renato, em que  o público teve a oportunidade de dialogar com o  docente da UFRJ.

Confira os registros dos dois dias de evento: 

Fotos: Milton Santos e Samantha Alves / 2° dia do evento Filosofia, Afetos e Educação, entre a poética e a psique
Fotos: Milton Santos e Samantha Alves/ Roda de conversa “Uma paideia antirracista: por uma educação de afetos”

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: eventos na ufu Amor na Filosofia curso de musica ufu palestra

A11y