Pular para o conteúdo principal
Meio Ambiente

Incêndio que atingiu Reserva Ecológica do Panga foi contido na noite dessa quinta-feira

Ainda não se sabe a dimensão exata da área afetada

Publicado em 08/08/2025 às 16:22 - Atualizado em 11/08/2025 às 14:19

Registro da parte afetada pelo incêndio. (Foto: Alan Costa)

 

Após o incêndio dessa quinta-feira (7/8) à noite que atingiu a Reserva Ecológica do Panga, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a manhã dessa sexta-feira (8/8) foi momento de ver a dimensão dos estragos. De acordo com o professor Alan Costa, presidente do Comitê Consultivo de Gestão da Reserva, o fogo “afetou somente ambientes abertos, com muita predominância de capim e danificou alguns projetos que estavam sendo desenvolvidos no local”.  

O fogo, segundo Costa, não atingiu as áreas das vegetações mais densas e nem as áreas florestais. “O dano foi mais limitado, se comparado a outros incêndios que já tivemos lá, como em 2017 e 2021, que queimaram 100% da área”, esclareceu. 

Durante a visita dessa manhã, o presidente do comitê encontrou alguns animais que tentaram conseguir abrigo e morreram queimados.  “Achamos cobra, calango, porque os bichos não conseguiram para onde fugir”, lamentou.

 

Imagem de cobra morta pelo incêndio
Imagem de cobra morta pelo incêndio. (Foto: Alan Costa)

 

Os focos de incêndio na Reserva Ecológica do Panga foram registrados, inicialmente, na quarta-feira (6/8) e, depois de contidos, reiniciaram na manhã de quinta-feira (7/8). O Corpo de Bombeiros ainda não finalizou a perícia que deverá indicar a área total atingida, bem como as possíveis causas que deram início ao fogo.

Conforme informações do Primeiro Tenente do 5⁰ Batalhão de Bombeiros Militares de Uberlândia, João Marcos de Barros Silva, que coordenou  as operações, mais de 30 pessoas auxiliaram na contenção dos focos de incêndio, sendo 13 bombeiros, além de servidores da UFU e outras pessoas enviadas para prestar auxílio pela empresa LD Celulose e por canaviais da região. 

Ainda, de acordo com o tenente, o fogo começou próximo ao brejo, na parte mais baixa da reserva, às margens da rodovia e, só na próxima segunda-feira (11/8), por meio de imagens de satélite, se saberá a área exata que foi atingida. Ainda não se sabe a causa do incêndio. 

 

Medidas preventivas  

No mês de julho, de acordo com a Prefeitura Universitária (Prefe/UFU), já havia sido realizada, em parceria com a Prefeitura Municipal de Uberlândia, a roçagem de todas as margens da reserva e do entorno da casa de apoio utilizada pelos pesquisadores, justamente para reduzir os riscos de incêndio no período de seca. 

A Prefe/UFU também tem trabalhado, em parceria com o Corpo de Bombeiros, para fornecer treinamento específico aos servidores e servidoras de todos os campi da instituição, com o intuito de prevenir e dar breve solução a incidentes como o registrado no Panga.


Sobre a Reserva do Panga

A Reserva Ecológica do Panga tem 403,85 ha de vegetação nativa de Cerrado e é uma das poucas unidades de conservação do Triângulo Mineiro. Localizada a cerca de 30 km ao sul do Centro de Uberlândia, às margens da rodovia MG-455 (que liga Uberlândia a Campo Florido) e do Ribeirão do Panga, esta unidade de conservação é utilizada para pesquisa e ensino dos cursos de Geografia, Agronomia e, principalmente, Ciências Biológicas da UFU. Na Reserva Ecológica do Panga já foram registradas 46 espécies de mamíferos, 310 espécies de formigas, 1.111 espécies plantas, 21 espécies de morcegos, 16 espécies de Anuros e 95 espécies de abelhas.

Desde 1997, a Reserva Ecológica do Panga é reconhecida como uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) (Portaria Ibama nº 072/97 de 4 de junho de 1997). Em 2015, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade aprovou o seu Plano de Manejo (Portaria nº 23, de 7 de abril de 2015). No mesmo ano, a Reitoria da UFU criou o Comitê Consultivo da Reserva Ecológica do Panga (CoREP) para acompanhar o plano, elaborar e propor normas de funcionamento e apresentar um planejamento anual da Reserva Ecológica do Panga (Portaria R nº 0731, de 07 de julho de 2015).

 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: Reserva do Panga Incêndio

A11y