Publicado em 20/08/2025 às 11:00 - Atualizado em 26/08/2025 às 09:02
Escolher o sertanejo como objeto de pesquisa foi, para mim, uma forma de unir memória afetiva, cultura popular e análise crítica. Em meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), intitulado “Marília Mendonça e a tradição da música sertaneja no Brasil a partir do documentário Marília Mendonça – Todos os Cantos”, investigo como o projeto Todos os Cantos, idealizado por Marília Mendonça, articula elementos da tradição e da modernidade para renovar a imagem e o alcance da música sertaneja no Brasil.
Lançado em 2019, Todos os Cantos levou a cantora a se apresentar gratuitamente em todas as capitais brasileiras, ocupando espaços públicos e divulgando os shows com panfletos entregues nas ruas. Mais do que um projeto de divulgação, vejo nessa proposta uma ação cultural, que leva o sertanejo a circular novamente entre o povo, nos centros das cidades, longe dos palcos convencionais, e em diálogo direto com diferentes realidades locais.
A pesquisa se baseia em análise qualitativa e se apoia em autores como Eric Hobsbawm, Edward Shils e Raymond Williams, especialmente nas discussões sobre o conceito de “tradição inventada”. Busco compreender como Marília Mendonça atualiza o sertanejo ao trazer à tona temas como sofrimento amoroso, empoderamento feminino, linguagem acessível e escuta ativa das multidões.
Além da abordagem teórica e cultural, o trabalho também parte de uma vivência pessoal. Cresci ouvindo música sertaneja, tanto nas rádios quanto nas reuniões familiares. Meu pai costumava cantar para mim músicas do gênero quando eu era criança, e esse vínculo afetivo ressurge com força simbólica na escrita da pesquisa.
Sob orientação do professor e Dr. Nuno Manna, o trabalho propõe uma leitura crítica do sertanejo como fenômeno social, midiático e simbólico. Escolhi Marília Mendonça por reconhecer sua relevância no cenário da música brasileira e por entender que o feminejo, movimento do qual ela foi protagonista, ainda carece de estudos acadêmicos que o analisem em profundidade.
Todos os Cantos mostra uma artista em contato direto com seu público, ocupando as ruas, promovendo o acesso gratuito à arte e valorizando diferentes culturas regionais. A meu ver, isso é mais do que estratégia de carreira: é uma releitura moderna da tradição sertaneja. Com esta pesquisa, encerro minha trajetória na graduação e espero contribuir com o debate sobre música popular, cultura e comunicação no Brasil.
*Lílian Karla, jornalista recém-formada pela Universidade Federal de Uberlândia e Jornalista da Editora da UFU. Instagram: liliankarla_
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Palavras-chave: Marília Mendonça Sertanejo tradição música Todos os Cantos
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