Pular para o conteúdo principal
Divulgação científica

Defendeu TCC agora? Divulgue sua pesquisa na seção ‘Leia Cientistas’

Saiba como enviar seu texto de divulgação científica para os canais institucionais da UFU

Publicado em 14/05/2025 às 14:42 - Atualizado em 19/05/2025 às 14:48

Estudante Thamires Dantas em banca de TCC do curso de Design. (Foto: Diélen Borges)

 

A seção "Leia Cientistas", lançada pelo portal Comunica UFU em 2020, reúne textos escritos pelos próprios pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que contam sobre os processos e os resultados dos seus trabalhos. 

Agora, relançamos uma chamada especial aos jovens pesquisadores que acabaram de defender seus trabalhos de conclusão de curso (TCC) de graduação: escrevam um texto curto, de até duas páginas, contando sobre sua pesquisa, em linguagem acessível para públicos não especializados na sua área.

"Leia Cientistas" é um convite à sociedade para acessar o conhecimento científico direto da fonte e uma proposta aos pesquisadores da UFU para fazerem divulgação científica por meio dos canais de comunicação pública. O projeto é coordenado pela Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU). Além de serem publicados no portal institucional, todos os textos são compartilhados nos perfis oficiais da UFU nas redes sociais, como Instagram, X e LinkedIn.

 

Quer enviar seu texto? Confira algumas orientações:

  • Os textos devem ser produzidos por professores, técnicos e/ou estudantes vinculados à UFU. 
  • O público-alvo é a comunidade em geral, não especializada. Portanto, é preciso escrever em linguagem acessível. 
  • Fique à vontade para escrever em primeira pessoa, contando como foi o processo de desenvolvimento da pesquisa.
  • Também podem ser enviados vídeos, fotos, ilustrações e outros conteúdos multimídia, desde que o pesquisador esteja autorizado a publicá-lo, ou seja, sem violação de direitos autorais. 
  • Os materiais enviados serão analisados pela equipe da Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU), que decidirá pela sua publicação ou não, de acordo com a Política Editorial do setor. Os textos também estarão sujeitos à edição, para se adequarem às características da divulgação científica.
  • Para enviar o seu texto, abra o formulário na página comunica.ufu.br/divulgacao. No campo “Mais informações”, informe que o seu pedido de divulgação se refere à seção LEIA CIENTISTAS. Anexe o texto em formato DOC e a(s) imagem(ns) em formato JPEG ou PNG. Lembre-se de colocar, ao final do seu texto, o seu minicurrículo, seu vínculo com a UFU e os links do seu currículo Lattes e das suas redes sociais.
  • Em caso de dúvida, entre em contato pelo e-mail comunicaciencia@ufu.br.

 

Exemplos de "Leia Cientistas Especial TCC"

 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia.

 

Palavras-chave: Leia Cientistas Leia Cientistas TCC

A11y