Pular para o conteúdo principal
Divulgação Científica

Rodas de conversa e lançamento de manual marcam o primeiro dia do Comunica Ciência

Em sua 5º edição, evento tem como tema a ciência, a desinformação e as redes sociais

Publicado em 13/08/2025 às 07:49 - Atualizado em 27/08/2025 às 10:32

Atividades do primeiro dia do evento foram realizadas no Campus Santa Mônica. (Foto: Milton Santos)

 

Nesta terça-feira, 12 de agosto, iniciou-se a 5º edição do Comunica Ciência. O evento tem como objetivo promover um espaço de interação entre comunicadores e pesquisadores. Em 2025, o tema é a “Ciência, desinformação e redes sociais”, além da realização da terceira edição da mostra “A ciência está aqui”, onde 30 pesquisas de diferentes áreas do conhecimento, em linguagem acessível a públicos não especializados, são apresentadas à sociedade. A exposição acontece no segundo dia (13/08), das 9h às 16h, no piso superior do Terminal Central.

A abertura oficial contou com a presença de Thiago Paluma, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Ana Cristina Gonçalves dos Santos, chefe da Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Ana Cristina Spannenberg, diretora da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU) e João Damasio, coordenador da Divisão de Divulgação Científica da Dirco. 

Thiago Paluma, que no ato representou o reitor da UFU, Carlos Henrique de Carvalho, destacou a importância de ações que promovam a popularização do conhecimento produzido na universidade. “A universidade tem esta efervescência de ações e atividades [de ciência, pesquisa, ensino e inovação], e comunicar estas ações, divulgar estas ações que acontecem aqui na universidade, os produtos que são gerados nas atividades de ensino, pesquisa, inovação e extensão é muito importante, porque a comunicação, ela democratiza o conhecimento, pois leva para fora dos muros da universidade o que está sendo produzido aqui e que é financiado pela sociedade”, enfatizou. 

Para Ana Cristina Gonçalves dos Santos, representando a ministra do MCTI Luciana Santos, o Comunica Ciência é uma importante ferramenta para estreitar os laços entre universidade e sociedade. “Popularizar a ciência é algo que está na ordem do dia. Nós temos muita alegria de chegarmos nos lugares e ver que as pessoas querem ter contato com a ciência, e mais, as pessoas estão prontas para entender que o que elas fazem no dia a dia é ciência”, destacou.

 

Palestrantes Comunica Ciência
Regulação foi o tema da primeira roda de conversa. (Foto: Milton Santos)

 

Após a abertura, a primeira roda de conversa da tarde teve como tema “Ciência e regulação no enfrentamento à desinformação nas redes sociais”. A mediação foi de Ana Paula de Moraes Teixeira, professora do curso de Jornalismo da UFU, e contou com a participação de Murilo César Oliveira Ramos, pesquisador de políticas públicas e regulação de comunicações da Universidade de Brasília (UnB); Gustavo Medrado, jornalista e pesquisador em Ciência de Dados Aplicada da UFU e Ana Cristina Gonçalves dos Santos. Os participantes destacaram o conceito de regulação, abordaram algumas leis, além de destacarem a desinformação nas redes sociais, em especial durante a pandemia da covid-19. 

 

Mesa 2 Comunica Ciencia
Palestrantes apresentaram experiências para combater a desinformação. (Foto: Marco Cavalcanti)

 

A segunda roda de conversa abordou a temática “Comunicadores e cientistas enfrentam a desinformação nas redes sociais”. A atividade foi mediada por Túlio Daniel, pesquisador de Divulgação Científica Transmídia e jornalista da Dirco. O bate-papo iniciou com a apresentação do canal Caçadores de Histórias, criado e alimentado pelo historiador, jurista e youtuber, Flávio Muniz. Na sequência, Hilton Moulin Caliman, engenheiro, professor e divulgador científico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), campus de Cachoeiro de Itapemirim, destacou a divulgação científica produzida no instituto federal por meio do perfil no Instagram, IFES Ciência. Já Luiza Caires, jornalista de Ciências do Jornal da Universidade de São Paulo (USP), abordou ações para combatermos a desinformação nas redes sociais. Fechando as apresentações, Isabela Lamark, jornalista da TV Integração (afiliada Globo) apresentou formas de divulgação da ciência na TV aberta. A jornalista apresentou o projeto “Integração na Universidade” que divulgou pesquisas realizadas nas universidades públicas e privadas.

 

'Manual Comunica Ciência'
Apresentação 'Manual Comunica Ciência'
Jornalista Diélen Borges explicou como foi criado o 'Manual Comunica Ciência'. (Foto: Marco Cavalcanti)

Encerrando as atividades do primeiro dia, Diélen Borges, jornalista e pesquisadora da UFU, apresentou o Manual Comunica Ciência. A obra, produzida pela Dirco/UFU, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), apresenta conceitos como jornalismo científico, divulgação científica, comunicação visual, dentre outros temas. 

O Manual Comunica Ciência estará disponível em breve para download, além de ter uma versão impressa. “Este manual tem como público-alvo tanto o jornalista quanto o pesquisador. Os próprios capítulos são bem diversos, têm capítulos que são mais reflexivos, outros mais práticos com dicas”, destaca Borges, organizadora da produção. 

O primeiro dia do Comunica Ciência teve transmissão simultânea pelo canal da UFU no YouTube

 

O Comunica Ciência é  promovido, desde 2018, pela Dirco/UFU, com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (ProPP/UFU), da Fundação de Apoio Universitário (FAU), da Prefeitura Municipal de Uberlândia (PMU) e da ComTec Administradora de Terminais.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: Comunica Ciência Divulgação Científica Comunicação

A11y