Pular para o conteúdo principal
Saúde Mental

Especialistas do HC-UFU/Ebserh ressaltam a importância da Campanha Setembro Amarelo com programação especial

Atividades previstas reforçam a valorização da vida e o acolhimento

Publicado em 04/09/2025 às 11:33 - Atualizado em 17/09/2025 às 16:25

Imagem: Leidiane Campos

A campanha Setembro Amarelo, apoiada internacionalmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é um marco importante para a conscientização sobre a valorização da vida e a prevenção ao suicídio. Durante este período, reforça-se a necessidade de falar sobre o tema sem tabus e de oferecer um espaço seguro para quem precisa de apoio.

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), é referência em atendimento às pessoas com diferentes sofrimentos mentais, atuando diretamente no apoio a estes pacientes.

A importância de falar sobre saúde mental

O chefe da Unidade de Saúde Mental do HC-UFU, Raphael Zardini Andrade, ressalta a necessidade de superar os estigmas culturais em relação às doenças mentais. “O sofrimento mental muitas vezes pode ser mais intenso do que a dor de doenças físicas”, afirma o psicólogo. Ele reforça a importância de se falar abertamente sobre o tema e de observar as mudanças no comportamento, especialmente entre os adolescentes, faixa etária que apresentou um aumento de 49% nos casos de suicídio entre 2016 e 2021, segundo dados do Ministério da Saúde.

Durante essa fase de intensas mudanças e pressões, é preciso oferecer um espaço seguro onde as pessoas possam expressar seus sentimentos. “Muitas vezes, não há uma forma única de perceber o sofrimento, mas criar um ambiente seguro onde alguém se importe já é um grande passo”, explica Raphael.

Acesso a atendimento gratuito pelo SUS

O sofrimento emocional pode ser desafiador, mas a escuta e o acolhimento são fundamentais. Raphael Andrade destaca a importância de observar os sinais de sofrimento mental e de oferecer uma escuta acolhedora, permitindo que a pessoa alivie o mal-estar imediatamente e seja encaminhada para o atendimento adequado.

Ele também lembra que nem todas as pessoas com doenças mentais se apresentam com tristeza ou afastamento. “Alguns indivíduos podem ter momentos de ânimo e energia, como nos casos de depressões atípicas”, explica.

No Brasil, os serviços de saúde estão abertos para atender a população de forma gratuita através do Sistema Único de Saúde (SUS). Pode-se procurar os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou, em casos de crise, buscar ajuda imediata em atendimentos de urgência e emergência.

O HC-UFU conta também com os serviços de retaguarda, com as internações para pacientes em sofrimento mais intenso e no desenlace de outras patologias, sendo encaminhados pela regulação municipal.

Para casos urgentes, também é possível entrar em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV) pelo telefone 188, disponível 24 horas. Em situações de risco de vida, é possível ligar para o número 190.

Programação especial no HC-UFU

Além dos serviços oferecidos gratuitamente, através do SUS, à população de Uberlândia e mais 26 cidades do Triângulo Norte, e das ações contínuas de apoio à saúde mental ao longo do ano, o HC-UFU prepara uma programação especial para o mês de setembro, com o objetivo de proporcionar momentos de acolhimento e conexão para pacientes e colaboradores.

A técnica de enfermagem da Unidade de Saúde Mental do HC-UFU, Lilian do Nascimento Passos, explica que as ações previstas vão desde a decoração de alguns setores do hospital até a realização de oficinas terapêuticas. “As oficinas visam proporcionar momentos de autocuidado no ambiente hospitalar, além de sensibilizar os participantes sobre a importância de pedir e oferecer ajuda, criando um ambiente de apoio mútuo”, explica.

Rede Ebserh

O HC-UFU faz parte da Rede Ebserh desde maio de 2018. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica.

 

Palavras-chave: setembro amarelo

A11y