Publicado em 29/09/2025 às 10:03 - Atualizado em 10/11/2025 às 17:40
A Cartilha Amarela, lançada neste mês pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) durante a campanha Setembro Amarelo, reúne orientações para combater a violência e evitar o suicídio relacionado ao ambiente de trabalho, em um contexto marcado pela importância de ampliar a conscientização sobre saúde mental e valorização da vida.
Neste ano, o lançamento da cartilha pelo MTE trouxe novas perspectivas, com um material que define modalidades de assédio moral, sexual, organizacional e virtual. Além disso, apresenta mitos e verdades sobre o suicídio e propõe medidas de prevenção para gestores, líderes e trabalhadores. Entre os destaques, a cartilha alerta que a responsabilidade nunca é da vítima e também defende políticas de “tolerância zero” diante de condutas abusivas.
O guia é destinado a empresas, gestores e trabalhadores de todo o país e busca promover condições mais seguras e saudáveis. A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas, especialmente o ODS 3 (Saúde e Bem-Estar) e o ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), ao promover ambientes mais seguros, saudáveis e inclusivos.
Na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), diferentes frentes de atuação dialogam com esse propósito, seja no atendimento psicológico estudantil, em ações de extensão ou em pesquisas acadêmicas. Um dos destaques é o Projeto de Extensão Proteger-se, criado durante a Pandemia para prestar suporte emocional imediato por meio de uma escuta acolhedora, ativa e respeitosa.
A iniciativa conta com uma equipe multiprofissional, formada por atendentes da enfermagem, medicina e psicologia, que realizam acolhimento terapêutico às comunidades interna e externa da Universidade. Além disso, a UFU, por meio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), oferece uma série de serviços gratuitos voltados ao cuidado dos estudantes.
Entre eles estão as Ações Psicoeducativas, que promovem prevenção e diálogo no contexto acadêmico; o Atendimento Psicológico, que acolhe estudantes em situações de sofrimento emocional e faz os devidos encaminhamentos; o Atendimento ao Estudante Estrangeiro, com foco na inclusão acadêmica; e a Orientação em Saúde Mental, voltada a ampliar a compreensão sobre fatores psicossociais que afetam a vida estudantil.
Essas iniciativas reforçam o compromisso da UFU em integrar o cuidado, a prevenção e o acolhimento em suas rotinas institucionais, em consonância com as diretrizes da campanha Setembro Amarelo. Acesse a Cartilha Amarela do MTE na íntegra e saiba mais sobre as ações de prevenção: Cartilha Amarela.
Importante ressaltar que qualquer pessoa pode buscar ajuda em unidades de saúde, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e pelo telefone 188, do Centro de Valorização da Vida (CVV), disponível 24 horas.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: setembro amarelo cartilha
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS