Pular para o conteúdo principal
PACTO PELA INOVAÇÃO

UFU promove curso de extensão em IA para profissionais da Educação

Em encontro com 130 servidores municipais, reitor destaca que educadores sempre serão os protagonistas

Publicado em 13/09/2025 às 14:08 - Atualizado em 17/09/2025 às 16:24

Reitor da UFU, Carlos Henrique de Carvalho, dialoga com profissionais da educação(foto: Cleiton Borges – Secretaria de Comunicação/PMU)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em parceria com a Prefeitura Municipal de Uberlândia, marcou um passo significativo no avanço do conhecimento e da inovação com a realização do primeiro encontro do curso de extensão "Fundamentos Teóricos da Inteligência Artificial". Destinado aos servidores municipais de Educação, o evento ocorreu hoje, 13/09, no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe) e integra o Pacto pela Inovação, um projeto que visa consolidar Uberlândia como o principal polo de inovação do interior do país.

O curso de oito horas, dividido em dois encontros, tem como objetivo introduzir servidores e gestores municipais aos fundamentos e aplicações práticas da Inteligência Artificial (IA). As aulas abordam aspectos éticos, privacidade de dados e o uso de ferramentas acessíveis para aprimorar a eficiência e a inovação na administração pública.

O reitor da UFU, Carlos Henrique de Carvalho, ao comentar sobre a importância da Inteligência Artificial na educação, enfatizou uma perspectiva centrada no ser humano: "os educadores sempre serão os protagonistas; as ferramentas são coadjuvantes". Ele ressaltou ainda o papel fundamental da UFU como disseminadora do conhecimento produzido por seus pesquisadores e extensionistas, reforçando o compromisso da universidade com o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida da comunidade.

A secretária municipal de Educação, Tania Maria de Souza Toledo, destacou a relevância do curso, reconhecendo a necessidade de proporcionar aos servidores a imersão no mundo da IA, dada a sua rápida evolução tecnológica. “Agradeço à universidade, ao reitor e ao professor Alexandre Cardoso, que se dedicou à organização do projeto junto à nossa equipe", afirmou. Ela acredita que o curso abrirá horizontes para proporcionar à população um serviço de melhor qualidade, com caminhos mais modernos e eficazes.

O professor e pesquisador na Faculdade de Engenharia Elétrica da UFU, Alexandre Cardoso, com vasta experiência em Engenharia da Computação e temas como Realidade Virtual e Educação, descreveu a iniciativa como "ímpar", enfatizando que o projeto permite "a aproximação dos formadores dos nossos futuros estudantes com ferramentas e com tecnologias inovadoras". Cardoso também salientou que esta é a primeira de muitas oportunidades envolvendo a aproximação entre a UFU e a Prefeitura Municipal de Uberlândia, formalizadas com o Pacto pela Inovação.

 

Professor Alexandre fala com os cursistas
Alexandre Cardoso, professor da Feelt/UFU, integra a iniciativa (Foto: Cleiton Borges – Secretaria de Comunicação/PMU)

No primeiro encontro, focado nos "Fundamentos Teóricos da Inteligência Artificial", os 130 profissionais tiveram uma visão abrangente da história da IA, desde seus primórdios até os avanços recentes, incluindo marcos importantes e figuras-chave. Foram abordados tópicos cruciais como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e seus princípios, o impacto da legislação no desenvolvimento e uso de sistemas de IA, e boas práticas para garantir a privacidade e segurança dos dados. Além disso, os participantes foram introduzidos aos conceitos fundamentais da IA, suas diferentes vertentes, como Aprendizado de Máquina, Processamento de Linguagem Natural e Visão Computacional, explicando os principais algoritmos e técnicas com exemplos práticos. A ética na Inteligência Artificial, discutindo dilemas como vieses algorítmicos, discriminação, transparência e responsabilidade, também foi um ponto central do dia. O encontro culminou com um questionário diagnóstico para avaliar o conhecimento prévio e as expectativas dos participantes.

A iniciativa reforça o compromisso dos gestores com a modernização do serviço público e a busca por maior eficiência e qualidade. A parceria entre a UFU e a Prefeitura de Uberlândia, impulsionada pelo Pacto pela Inovação, demonstra o potencial da colaboração entre academia e poder público para promover o desenvolvimento e a inovação no município. O segundo encontro do curso está programado para o dia 27 de setembro.

 

Pacto pela Inovação

O Pacto pela Inovação é uma proposta de movimento de articulação e eficiência na realização de projetos transformadores e com amplo impacto para Uberlândia. O projeto prevê o compartilhamento e soma de recursos e parcerias entre a iniciativa privada e o poder público. A ideia central é unir forças do município, englobando todos os segmentos, em prol de uma agenda comum de desenvolvimento e inovação.

A metodologia visa primeiramente reunir e pactuar entidades. Em seguida, o objetivo é identificar desafios, discutir e acordar soluções possíveis, gerar projetos, promover transformação por meio de um compromisso coletivo com divisão de responsabilidades, disponibilização dos melhores recursos e senso de urgência.

 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica.

Palavras-chave: Pacto pela Inovação inovação inteligência artificial PMU prefeitura municipal de uberlândia

A11y