Pular para o conteúdo principal
RETROSPECTIVA

Divulgação científica da UFU tem ano de reconhecimento e resistência

Relembre as atividades que fizemos para democratizar o acesso à ciência em 2025

Publicado em 22/12/2025 às 16:54 - Atualizado em 06/01/2026 às 13:16

Túlio Daniel, Diélen Borges, João Damasio, Maria Medeiros, Thamires Dantas, Maria Eduarda Amorim e Aléxia Vilela, que estão na foto, além de Marco Cavalcanti, fizeram parte da Divisão de Divulgação Científica da UFU em 2025 (Foto: Arquivo pessoal)

Quem acompanha o trabalho da Divisão de Divulgação Científica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) desde 2018 sabe que adoramos uma retrospectiva. Nós passamos o ano todo falando sobre os trabalhos dos pesquisadores e, em dezembro, pedimos licença para falarmos um pouquinho sobre o nosso.

Levamos 30 pesquisas de diferentes áreas para o Terminal Central de Uberlândia, em agosto, durante a mostra “A ciência está aqui”, que em 2025 teve recorde de inscrições. Foi o terceiro ano consecutivo dessa atividade que promove o diálogo entre cientistas e população. A mostra faz parte da programação do Comunica Ciência: Encontro de Pesquisadores e Comunicadores, que chegou à sua quinta edição e é promovido pela Diretoria de Comunicação Social (Dirco), à qual estamos vinculados, e outros parceiros.

Nosso trabalho foi nacionalmente reconhecido com o Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia & Inovação, vencido por mim, Diélen Borges, na categoria Profissional de Comunicação, em julho. Como disse nas entrevistas da época, tudo o que pude fazer ao longo dos meus 12 anos de profissão só teve esse impacto porque trabalho com uma excelente equipe de profissionais e estagiários!

Também tivemos notícias ruins, como a necessidade de encurtar a sexta temporada do podcast Ciência ao Pé do Ouvido, devido à falta de recursos financeiros na UFU, que levou à redução das equipes em setores de toda a instituição. Continuamos lutando por mais recursos para as universidades e contamos com o apoio do nosso público. Afinal, a retrospectiva do Spotify mostrou que ultrapassamos a marca de 42 mil streams. O episódio mais ouvido neste ano foi lançado em agosto de 2024, mas o tema, tragicamente, ainda não deixou de ser uma urgência social: Feminicídio. Enquanto preparamos a sétima temporada, confere nossos 145 episódios, além dos extras, nas principais plataformas de podcasts. 

Publicamos mais de 240 matérias na editoria de Ciência do portal Comunica UFU, entre notícias, reportagens, Coluna de Ciência, Leia Cientistas e outros textos. As mais lidas estão ranqueadas no nosso Top 5.

Lançamos, em janeiro, no Instagram, o canal “Comunica Ciência”, em conjunto com outro canal sobre ingresso na universidade. Na mesma época, criamos a newsletter Comunica Ciência no LinkedIn. Todas essas iniciativas são formas de divulgar a ciência produzida da UFU, mas ao longo do ano também tivemos que suspender algumas delas devido à redução da equipe. 

Uma única postagem sobre ciência no Instagram ultrapassou meio milhão de visualizações: UFU cria tecnologia com luz e IA que detecta metanol em bebidas com 100% de precisão. Acesse a publicação e veja como a população sente orgulho da ciência nacional e manifesta seu engajamento.

Fomos tema de um trabalho de conclusão de curso (TCC) do curso de Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo, que resultou no podcast Narrativas da Ciência, produzido pela estudante Monique Marquesini. Outras instituições, como o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), nos convidaram para palestrar sobre a divulgação científica que fazemos na UFU.

Continuamos compondo diversas comissões organizadoras de atividades sobre ciência e divulgação científica. Teve o Pint of Science, evento que leva pesquisadores para falar com o público de bares, em Uberlândia e Ituiutaba; o V Seminário de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação da UFU, que integra a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT); e muitos outros.

Nossa equipe escreveu um livro, intitulado “Comunica Ciência: divulgação científica para pesquisadores e comunicadores”, que está em processo de publicação pela Editora da UFU (Edufu). Chegamos a abrir inscrições para envio de uma versão prévia durante alguns eventos e, em breve, assim que a publicação for concluída, faremos ampla divulgação – que é a nossa vocação.

Além dos trabalhos coordenados pela Divisão de Divulgação Científica da UFU, há na universidade outras atividades de popularização do conhecimento, que integram nossa Rede de Divulgadores da Ciência. 

Em 2026, continue acompanhando nossos canais de comunicação oficiais para ficar cientificamente bem informado e colaborar com nossa comunicação de interesse público. Isso é vital para a democracia.


Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: Divisão de Divulgação Científica Diretoria de Comunicação Social Divulgação Científica Ciência retrospectiva

A11y