#ESPECIALUFU45

Cortes na Educação: a cronologia da precariedade

Em seis anos de Teto de Gastos o orçamento da área foi gradualmente reduzido

Publicado em 15/02/2023 às 09:00 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Arte: Fernanda Neves / Agência Conexões

Desde a implementação da Emenda Constitucional 95/2016, conhecida como Teto de Gastos, a Educação brasileira vem passando por diversos cortes orçamentários. A regra, promulgada em dezembro de 2016, estabelece um limite para ampliação das despesas federais, calculado a partir da inflação no ano anterior, por meio do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Em função desse teto, previsto para durar 20 anos, as universidades federais têm sofrido para conseguir atender às demandas fundamentais para o seu funcionamento.

Confira a linha do tempo que mostra alguns pontos que contribuíram para o declínio de investimentos da Educação no Brasil. O conteúdo é a segunda publicação da série #UFURESISTE - Seis anos de Teto de Gastos, uma produção da Conexões em colaboração com a Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia. Nas próximas quatro semanas traremos conteúdos que analisam as consequências deste processo de sucateamento da Educação no Brasil, especialmente na UFU.

A série "ESPECIALUFU45" reúne textos escritos por membros da equipe da Diretoria de Comunicação Social (Dirco), mas também está aberta à contribuição de outros integrantes da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). As sugestões de temas a serem abordados, bem como o envio de materiais para avaliação e, em caso de aprovação, posterior publicação, podem ser realizados por meio do formulário eletrônico disponível em: www.comunica.ufu.br/divulgacao.