Publicado em 23/04/2024 às 09:05 - Atualizado em 02/05/2024 às 08:08
A reprodução de uma cópia viva idêntica por meio da genética parece cena de ficção científica (inclusive brasileira), mas sabemos que ela foi realizada em animais, como o caso da famosa ovelha Dolly, que foi o primeiro mamífero clonado a partir de uma célula somática (células que têm o conjunto de genes completo) da história, em 1996.
Dolly foi criada a partir de uma célula adulta, passando por três outras ovelhas: uma forneceu o óvulo, a outra os cromossomos e uma terceira foi a responsável pela gestação. Uma vez que o conjunto genético é implantado artificialmente, sem a participação de um parceiro, nascerá uma cópia idêntica da mãe que o forneceu: o clone.
A ovelha se tornou o caso mais famoso, mas que fim ela levou? O que se pensou, ou se decidiu sobre a clonagem, após seu processo? E os seres humanos, são possíveis de serem clonados, como na novela da TV Globo? Essas são algumas perguntas que podem passar pela cabeça de quem pensa sobre o assunto. O "Ciência ao Pé do Ouvido", podcast de divulgação científica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), conversou sobre o assunto com a biotecnologista e doutora em Genética e Bioquímica, Isabela Lemos, no episódio #108 que foi lançado nesta semana. Descubra mais sobre os mistérios da clonagem nas principais plataformas de podcast e também aqui no Comunica UFU.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
>>> Veja também:
Palavras-chave: podcast Ciência ao Pé do Ouvido clone clonagem biotecnologia Genética
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS