Divulgue sua pesquisa na seção 'Leia Cientistas'

Portal Comunica UFU convida pesquisadores da universidade a enviarem seus textos de divulgação científica

Publicado em 27/04/2021 às 09:25 - Atualizado em 11/10/2023 às 12:57

Arte: Viviane Aiko

Lançada em 18 de março de 2020, a seção "Leia Cientistas", do portal Comunica UFU, já publicou 60 textos de divulgação científica, escritos pelos próprios pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e a chamada para novas publicações permanece aberta.

"Leia Cientistas" é um convite à sociedade para acessar o conhecimento científico direto da fonte e uma proposta aos pesquisadores da UFU para fazerem divulgação científica por meio dos canais de comunicação pública.

O convite tem sido bem aceito. Um exemplo é o texto A importância da informação e da comunicação na pandemia de coronavírus: estratégias da promoção da saúde, escrito pelo professor João Carlos de Oliveira, da Escola Técnica de Saúde, com 44.605 visualizações até o momento, segundo o Google Analytics. Leia todos os outros textos em http://comunica.ufu.br/topicos/leia-cientistas

O projeto é coordenado pela Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU). Além de serem publicados no portal institucional, todos os textos são compartilhados nos perfis oficiais da UFU nas redes sociais Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

Quer enviar seu texto? Confira algumas orientações:

- Os textos devem ser produzidos por professores, técnicos e/ou estudantes vinculados à UFU.

- O público-alvo é a comunidade em geral, não especializada. Portanto, é preciso escrever em linguagem acessível.

- Também podem ser enviados vídeos, fotos, ilustrações e outros conteúdos multimídia, desde que o pesquisador esteja autorizado a publicá-lo, ou seja, sem violação de direitos autorais.

- Os materiais enviados serão analisados pela equipe da Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU), que decidirá pela sua publicação ou não, de acordo com a Política Editorial do setor. Os textos também estarão sujeitos à edição, para se adequarem às características da divulgação científica.

- Para enviar o seu texto, abra o formulário que está à direita da página comunica.ufu.br/divulgacao. No campo “Mais informações”, informe que o seu pedido de divulgação se refere à seção LEIA CIENTISTAS. Anexe o texto em formato DOC e a(s) imagem(ns) em formato JPEG ou PNG. Lembre-se de colocar, ao final do seu texto, o seu minicurrículo, seu vínculo com a UFU e os links do seu currículo Lattes e das suas redes sociais.

- Em caso de dúvida, entre em contato pelo e-mail comunicaciencia@ufu.br

Palavras-chave: Leia Cientistas Divulgação Científica Ciência pesquisa