Língua: um sistema vivo ou morto?

Episódio #21 do podcast ‘Ciência ao Pé do Ouvido’ responde a dúvidas de ouvintes

Publicado em 17/08/2021 às 16:40 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

Confundir a norma padrão e a norma culta da Língua Portuguesa falada no Brasil não é incomum. Como exigir esse conhecimento dos estudantes e ao mesmo tempo respeitar as individualidades de cada sujeito? É possível que futuramente a língua do povo brasileiro seja a “Brasileira”, e não mais a “Portuguesa”? A língua se transforma. Mas por quê? Quais suas dinâmicas e por que ela pode ser chamada de viva ou morta?

Publicado nesta terça-feira (17), o novo episódio do podcast Ciência ao Pé do Ouvido aborda exatamente essas questões. Em diálogo próprio e respondendo às perguntas dos ouvintes, participam do programa a pedagoga doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, que depois decidiu se graduar em Letras pela UFU: Olíria Mendes Gimenes; e a mestranda em Linguagem, Sujeito e Discurso, Maria Emília Oliveira Carleto.

Você gostaria de tirar uma dúvida com algum cientista da universidade? Quer comentar os assuntos que já abordamos? Mande áudio no Whatsapp do Ciência ao Pé do Ouvido: (34) 99966-2021. Sua voz pode chegar ao pé do ouvido nos próximos episódios!

Ouça gratuitamente no ANCHOR, SPOTIFY, APPLE, AMAZON ou em outros aplicativos de podcast.

O “Ciência ao Pé do Ouvido” é produzido pela Divisão de Divulgação Científica da Dirco/UFU. Para falar com a equipe, escreva para o e-mail comunicaciencia@ufu.br, siga o Twitter @aopedoouvidopod e o TikTok @cienciaaopedoouvido.

Palavras-chave: Língua podcast Ciência ao Pé do Ouvido