Publicado em 15/02/2024 às 08:10 - Atualizado em 22/02/2024 às 17:33
Desde a disseminação do rádio no Brasil, entre as décadas de 1920 e 1930, principalmente no governo de Getúlio Vargas, as pessoas passaram a dedicar uma parte de seu dia para escutar notícias, novelas, músicas e eventos esportivos por meio dos aparelhos de som. O radiojornalismo, por sua vez, tem seu pontapé inicial durante a Revolução Constitucionalista (1932) e se desenvolve durante a Segunda Guerra Mundial (1932-1945), momento em que as informações do conflito se tornam importantes tanto para o governo quanto para a população, fazendo com que o repórter e o locutor ganhem mais espaço e desenvolvam a técnica jornalística.
Quando a TV surgiu, esperava-se que o rádio fosse totalmente substituído, porém o meio se manteve em alta, pois o sinal de televisão não cobria todos os lugares, diferentemente do rádio. Com o surgimento da internet, dos smartphones e outros dispositivos móveis, o rádio foi incorporado a essas novas tecnologias até o desenvolvimento da web rádio e do podcast, mostrando-se um meio de comunicação versátil e democrático na área jornalística.
Para Heuler Reis, uma das vozes do podcast “Hoje na UFU”, o rádio não se tornou obsoleto, visto que não deixou de ser consumido e se reinventou com o tempo. “O podcast é uma continuação, uma evolução natural do rádio. Então, o rádio só ganhou mais força”, opina.
No meio da comunicação, o rádio se mantém forte como influenciador da opinião pública. De acordo com uma pesquisa divulgada em 2021 pela empresa MRI-Simmons, grande analista de mercado dos Estados Unidos, o rádio é considerado a mídia mais confiável, com a credibilidade de 67% dos estadunidenses, deixando para trás o jornal impresso (66%), a televisão (61%), a internet (57%), a revista (52%) e as redes sociais (32%). No Brasil, 64% da população diz confiar no rádio para se informar, segundo a Inside Audio 2023, pesquisa realizada anualmente pela Kantar IBOPE Media.
A reinvenção do rádio
É comum os programas de rádio da atualidade contarem com apresentadores e locutores, mas nem sempre foi assim. Nos primórdios das emissoras de rádio, os locutores utilizavam recortes de jornais, visto que não havia repórteres. Ao perceber o potencial comunicativo do rádio, o então presidente Getúlio Vargas incentivou o setor com propagandas e o utilizou para mobilizar a população a apoiá-lo durante a Revolução Constitucionalista (1932). Contratação de artistas para a programação musical, radionovelas e transmissões esportivas foram se popularizando nos lares brasileiros. Era comum uma família se reunir em torno do aparelho para ouvir os programas.
Entre os anos 1940 e 1950, ocorreu a elaboração do rádio transistorizado, isto é, um aparelho menor que oferece mais mobilidade, o que fez o consumo da mídia aumentar e individualizar sua escuta muito antes dos celulares modernos. Também nos anos 1950, o som automotivo foi popularizado com a implantação da frequência modulada (FM), que diminuiu os chiados da modulação em amplitude (AM). No final dos anos 1970, a fusão com os walkmans portáteis, que tinham toca-discos, toca-fitas e rádio, incentivou ainda mais a escuta de maneira remota.
A popularização da internet possibilitou a incorporação do rádio aos meios digitais, surgindo, assim, a web rádio, nos anos 1990. A partir daí, o rádio como se conhece hoje toma forma: programas on-line, sites, podcasts nas plataformas de streaming (como YouTube, Spotify, Deezer, Castbox etc). Mais de 100 anos depois da primeira transmissão de rádio no Brasil, a mídia permanece como uma das mais influentes, já que cerca de 83% da população diz escutar rádio, conforme a pesquisa citada acima.
Podcast, um fenômeno que chegou na UFU
Nos últimos anos, com a internet consolidada no corpo social, os podcasts se tornaram febre e passaram a representar o principal meio de consumo de áudio. Programas informativos de grandes jornais, culturais, educativos e religiosos são alguns dos gêneros favoritos do brasileiro. A mídia também foi agregada pelas universidades, no intuito de divulgar as pesquisas desenvolvidas em seus campi e informar alunos e professores a respeito de suas programações acadêmicas. A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio da Diretoria de Comunicação Social (Dirco), conta com os podcasts “Ciência ao Pé do Ouvido” e “Hoje na UFU”.
O “Ciência ao Pé do Ouvido” é produzido pela Divisão de Divulgação Científica (Didic/Dirco/UFU) e tem como objetivo levar o que é produzido dentro da universidade para a população, buscando ir além do público acadêmico. Lançado em fevereiro de 2020, o podcast aborda ciências e cotidiano e traz especialistas para uma conversa leve, mas que compartilhe a produção acadêmica com toda a sociedade. “Esse é justamente o objetivo do 'Ciência ao Pé do Ouvido'; levar para a população assuntos de ciência e cotidiano de uma forma simples e ‘ao pé do ouvido’”, declara Túlio Daniel, jornalista formado pela UFU, que atua no projeto desde 2021, quando ainda era estagiário, e, atualmente, é editor de produção. Além disso, segundo ele, o podcast é um meio de tornar as produções científicas acessíveis para a população, pois é uma mídia que tem ganhado muita popularidade, também sendo aberto para interação com os ouvintes, como nos episódios “Pergunte a um(a) cientista”.
Sobre sua rotina no podcast, o jornalista explica que a produção demanda muita energia de toda a equipe. Ele comenta: “Toda a parte de organização e acompanhamento é feita por mim, desde organização das datas de publicação, divisão de temas, acompanhamento de roteiro, trabalho das designers, até a publicação final na plataforma.”
Também jornalista da Divisão de Divulgação Científica da UFU, Diélen Borges trabalha como editora de conteúdo, ou seja, na revisão de roteiro, das legendas e conteúdo de divulgação, das artes, e na audição de um episódio finalizado para ver se está tudo correto.
Já o “Hoje na UFU”, que completa um ano de existência no próximo dia 27 de fevereiro, é um podcast produzido pela Dirco, com formato de jornal diário, cujo objetivo é veicular as notícias mais importantes, seja do dia ou da semana, não só para a comunidade interna (alunos, professores etc.), como também para o público de fora da UFU. O podcast é apresentado pela operadora de rádio e telecomunicações Josielle Ingrid e por Heuler Reis - este, que atua na sua produção desde o final de julho de 2023,
No dia a dia, a du´pla faz a apuração e estabelece o prazo de vencimento das principais notícias publicadas pela equipe Dirco no portal Comunica UFU. Reis comenta: “Se deixo passar o prazo, perdi a notícia, não informei nada, já não tem o valor de notícia”. Após a apuração, eles montam o roteiro com as notícias mais relevantes do dia, sobretudo as pautas emergenciais, realizam a gravação, procurando não passar dos quatro minutos, trabalham na pós-produção, ou seja, edição, trilha sonora, corte de erros, montam o produto final e, por fim, programam o episódio para o dia seguinte.
A recepção dos podcasts da UFU
Assim como na pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media, o rádio está em constante evolução, modernizando-se com os avanços tecnológicos, aderindo a novos formatos e também à internet. O relatório DataReportal 2023 demonstrou uma popularidade dos podcasts, sendo o Brasil o país que mais consome tal mídia, com 42,9% dos usuários da internet, entre 16 e 64 anos.
Para Renata Neiva, atual diretora de Comunicação Social da UFU e que trabalha com o ramo de podcast há quatro anos, a adesão da UFU a esse meio de comunicação é um reflexo dessa popularidade. Em entrevista, ela argumenta: “Apostamos na valorização do formato [de podcast] como mídia. Uma mídia que oferece fidelização e retenção. Enquanto ouve o podcast, você pode desempenhar outras tarefas do dia a dia, como dirigir, limpar a casa, pegar um ônibus, fazer exercício físico etc.”
Neiva faz parte do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom) e relata que a visão de outras universidades sobre os podcasts da UFU é muito positiva: “Em nossos encontros, compartilhamos experiências, aprendizados e desafios. Tanto o podcast ‘Ciência ao Pé do Ouvido’ quanto o ‘Hoje na UFU’ foram bem recebidos e bem avaliados.”
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Rádio Comunicação Ciência ao Pé do Ouvido Hoje na UFU podcast
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