Ciência Ao Pé do Ouvido

Um meteorito caiu na minha casa. E agora?

Geólogo da UFU tira dúvidas enviadas por seguidores

Publicado em 22/03/2022 às 07:55 - Atualizado em 05/09/2023 às 19:16

Já imaginou estar dormindo e acordar com um estrondo bem no seu quintal? Você poderia pensar que eram fogos de artifício, tiros para o alto, chuva de granizo ou só algo que quebrou, mas duvido que pensaria que o barulho era de um “meteoro”. No começo do ano, um meteorito caiu em Minas Gerais e deixou muita gente encucada com a situação. Vários memes surgiram na internet de pessoas que, como bons mineiros que somos, acharam os destroços, lavaram com detergente na pia da cozinha e resolveram vendê-los na internet.

Você sabia que tudo isso é possível, não é tóxico e nem ilegal? Não sabia? Então agora você vai ficar sabendo. Félix Nannini, professor de Geologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), tirou algumas dúvidas dos internautas. Então, já coloca Meteoro da Paixão no seu fone de ouvido e venha conferir essa tour.

1- Um meteoro NUNCA vai cair na sua casa.

Imagem: tenor.com

Muitos termos são confundidos ao pensarmos na temática meteoro. Mas, a diferença não é tão difícil assim de entender. Meteoro é o efeito de um corpo rochoso que entra na atmosfera gerando um efeito luminoso, popularmente chamado de estrela cadente. Quando ele encontra o solo, ele é chamado de meteorito. Os cometas são feitos de gelo, ficam voando no espaço e não entram na atmosfera, que, com o calor do Sol junto aos gases liberados, formam aquela linda cauda visível aqui da Terra, como explica Nannini. Já os asteroides são objetos bem grandes, feitos de rocha, mas que não são planetas. A maioria deles fica ali no cinturão entre Marte e Júpiter. Então, não precisa se preocupar, um meteoro nunca vai cair na sua casa, agora um meteorito…

2- É mais fácil você ser atingido por um meteorito do que ganhar na loteria.

Imagem: aminoapps.com

Aposto que você já ouviu ao menos um caso de alguma pessoa que ganhou na loteria, seja o vizinho da prima da sua tia, ou a casa lotérica da cidade que foi a sorteada. Mas e alguém que foi atingido por um meteorito? O mais ̶l̶e̶g̶a̶l̶ curioso disso é que é mais fácil você ser atingido por um meteorito do que ganhar na loteria. Um estudo desenvolvido por cientistas da Universidade Paris-Saclay, do Centro Nacional de Pesquisa Científica e do Museu Nacional de História Natural da França, aponta que cerca de 5 mil toneladas de materiais provenientes de meteoros atingem a terra todos os anos. Mas, de acordo com as estimativas do professor da Universidade Tulane, Stephen Nelson, a chance de um deles te atingir é de 1 em 1.600.000. A chance é baixa se comparada com outros tipos de acidente, porém,  é mais fácil você ser atingido por um meteorito do que ganhar sozinho na Mega-Sena, já que a chance passa a ser de 1 em 50.000.000. Então, se liga ein!

3- Posso lavar um meteorito com detergente?

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A resposta é SIM! Nannini explica que muito se teoriza sobre coisas extraterrestres (não estamos falando do ET de Varginha, mas sim de qualquer coisa que venha do espaço), mas que nem todas elas são tóxicas ou possuem radiação. Dificilmente um destroço terá uma quantidade em demasia e concentrada de radiação. Se achar um, só toma cuidado para não queimar a mão, porque o bichinho vem quente!

4- Já peguei e lavei o meteorito. Posso vender?

(Imagem: Reprodução/Redes Sociais)

A resposta é SIM, danadinho! Hoje no Brasil não existe nenhuma legislação que regulariza posse e venda de objetos provenientes do espaço, diferente do que acontece com fósseis, por exemplo. Então, se um cair na sua casa, o preju vai ser todo seu, porém, você não precisa entregar para nenhum centro de pesquisa e pode vender do preço que quiser.

Mas Nannini e o Grupo de Trabalho sobre Meteoritos da Sociedade Brasileira de Geologia destacam a importância de comunicar às instituições científicas quando se encontra um meteorito. Hoje, não há política de garantia da pesquisa meteorítica no Brasil e o estudo desses fragmentos é de vital importância para a ciência planetária. Então, nada melhor do que, se achar uma pedrinha dessas, contribuir para a ciência do país e para uma área que ainda não é tão valorizada, não é mesmo?

5- Venha meteoro, destrua a humanidade!

Imagem: tenor.com

De acordo com a Nasa, em média, a cada 10 mil anos, asteroides com mais de 100 metros podem cair na Terra e causar desastres em nível local. Mas, para ter uma base, estima-se que o meteorito que causou a extinção dos dinossauros há 65 milhões de anos tinha entre 10 e 15 km de largura. Então, meus amores, provavelmente não seremos extintos tão cedo. Várias agências espaciais têm escritórios de defesa planetária dedicados ao monitoramento de objetos, se um bichão desse estiver vindo para a Terra, provavelmente algo será feito para desviá-lo ou destruí-lo. Só não vai achando que isso aqui é Armagedom e que um astronauta vai ser enviado para colocar uma bomba dentro do asteroide, porque isso não existe!

Imagem: makeagif.com

Depois dessa aula de hoje, você já sabe o que fazer quando um meteorito vir voando e passar pela sua janela. E se você quer saber mais sobre o assunto, o episódio #39 do nosso podcast Ciência ao Pé do Ouvido é sobre a temática. Ouça agora na sua plataforma preferida o nosso papo com o Félix!

Arte: Ludimila Marques

Palavras-chave: Ciência ao Pé do Ouvido podcast Meteoro Meteorito