17/05/2022 - 15:24 - Atualizado em 18/05/2022 - 17:22
UFU recebe visita técnica da Diretoria de Relações Internacionais da Capes
Foi feita a avaliação presencial do Programa Institucional de Internacionalização
Diélen Borges

Pela manhã, os coordenadores dos programas de pós-graduação participaram do encontro com a Capes na Reitoria. (Foto: Divulgação/Capes)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) recebeu, nesta terça-feira (17/05), a visita técnica de duas representantes da Diretoria de Relações Internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Vanessa Fernandes de Araújo Vargas e Luana Silva Queiroz Nunes, para avaliação in loco do Programa Institucional de Internacionalização (UFU-Capes.PrInt).

Participaram na reunião, pela manhã, na Sala dos Conselhos, na Reitoria, o Comitê Gestor do UFU-Capes.PrInt, entre eles, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Carlos Henrique de Carvalho, e o diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais, Waldenor Barros Moraes Filho, além dos coordenadores dos 16 programas que compõem o UFU-Capes.PrInt.

À tarde, o comitê da UFU e as representantes da Capes se reuniram na Propp. Segundo o pró-reitor Carvalho, foram discutidas questões relativas ao planejamento estratégico do programa de internacionalização para os anos de 2022 a 2024, quando se encerra o Programa Capes-PrInt no país.

O comitê da UFU e as representantes da Capes continuaram as discussões à tarde, na Propp. (Foto: Diélen Borges)

O Capes-PrInt é um programa de incentivo à internacionalização de instituições de ensino superior e institutos de pesquisa no Brasil. Busca-se incrementar o impacto da produção acadêmica e científica dos programas de pós-graduação com, no mínimo, nota 4. O Plano Institucional de Internacionalização da UFU (PInt-UFU) e a adesão da instituição ao Capes-PrInt foram aprovados pelo Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação (Conpep) em 2018.

Os programas de pós-graduação participantes do UFU-Capes.PrInt são: Economia, Administração, Imunologia e Parasitologia Aplicadas, Estudos Linguísticos, Geografia, Educação, Odontologia, Química, Física, Engenharia Química, Genética e Bioquímica, Ecologia e Conservação de Recursos Naturais, Ciência da Computação, Engenharia Mecânica, Engenharia Biomédica e Engenharia Elétrica.