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27/06/2022 - 17:01 - Atualizado em 07/07/2022 - 17:56
Letras Inglês EaD da UFU recebe nota máxima em avaliação do Inep
Trabalho dos avaliadores aconteceu na semana passada e o curso obteve nota cinco, maior pontuação possível no índice do MEC
Por: 
Ítana Santos

Na última semana, entre os dias 22 e 24 de junho, o curso de Letras Inglês EaD da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) passou por uma avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O resultado foi divulgado nesta segunda-feira, dia 27, e o curso obteve nota cinco, valor máximo concedido pelo Ministério da Educação (MEC) e considerado como um resultado de excelência, alto nível de qualidade. Em outras palavras, o desempenho faz com que a graduação em Letras Inglês EaD da UFU seja um modelo de referência para outras Instituições de Ensino Superior (IES).

Foto: Alexandre Costa

O Inep é responsável por conduzir o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), produzir indicadores e um sistema de informações que subsidia as Políticas Públicas e os processos de Regulação e Supervisão exercidos pelo MEC. Os instrumentos usados para a avaliação e a produção desses indicadores de qualidade são o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e as avaliações in loco realizadas pelas comissões especialistas.

A visita gerou a mobilização de diversos setores da universidade, tais como o Gabinete do Reitor, Centro de Educação à Distância (CEaD), Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Biblioteca, Comissão de Avaliação Permanente (CPA) e, principalmente, da unidade acadêmica do curso que estava sendo avaliado, o Instituto de Letras e Linguística (Ileel).

Os resultados dessa avaliação possibilitam ao país traçar um panorama da qualidade dos cursos e instituições de educação superior do Brasil. Os principais objetivos envolvem: melhorar o mérito e o valor das instituições, áreas, cursos e programas; melhorar a qualidade da educação superior e orientar a expansão da oferta; além de promover a responsabilidade social das IES, respeitando a identidade institucional e a autonomia de cada organização.

 

Avaliações do MEC

Os cursos de educação superior do Brasil passam por três tipos de avaliação: para autorização, para reconhecimento e para renovação de reconhecimento.

  • Para autorização: esta avaliação é feita quando uma instituição pede autorização ao MEC para abrir um curso. Ela é feita por dois avaliadores, sorteados entre os cadastrados no Banco Nacional de Avaliadores (BASis). Os avaliadores seguem parâmetros de um documento próprio que orienta as visitas, os instrumentos para avaliação in loco. São avaliadas as três dimensões do curso quanto à adequação ao projeto proposto: a organização didático-pedagógica; o corpo docente e técnico-administrativo e as instalações físicas.
  • Para reconhecimento: quando a primeira turma do curso novo entra na segunda metade do curso, a instituição deve solicitar seu reconhecimento. É feita, então, uma segunda avaliação para verificar se foi cumprido o projeto apresentado para obtenção da autorização. Essa avaliação também é feita segundo instrumento próprio, por comissão de dois avaliadores do BASis, por dois dias. São avaliados a organização didático-pedagógica, o corpo docente, discente, técnico-administrativo e as instalações físicas.
  • Para renovação de reconhecimento: esta avaliação é feita de acordo com o Ciclo do Sinaes, ou seja, a cada três anos. É calculado o Conceito Preliminar do Curso (CPC) e aqueles cursos que tiverem conceito preliminar 1 ou 2 serão avaliados in loco por dois avaliadores, ao longo de dois dias. Os cursos que não fazem Enade, obrigatoriamente, terão visita in loco para este ato autorizado.

 

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