02/06/2022 - 16:45 - Atualizado em 09/06/2022 - 09:06
Restaurantes Universitários da UFU em Uberlândia retomam os serviços
Locação temporária da cozinha do Campus Santa Mônica vai permitir disponibilização de café da manhã, almoço e jantar já nesta sexta-feira, 3 de junho
Hermom Dourado

Unidades do RU em Uberlândia ficaram fechadas por três dias. (Foto: Milton Santos)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), após realizar diversas ações junto aos órgãos de fiscalização sanitária, informa à comunidade universitária que as unidades dos Restaurantes Universitários (RUs) instaladas nos campi Santa Mônica, Umuarama e Glória retomarão suas atividades a partir desta sexta-feira (03/06), com oferta das três refeições – café da manhã, almoço e jantar.

“É importante salientar que a UFU tem empreendido todos os esforços administrativos possíveis para o retorno do funcionamento dos RUs, a fim de garantir a continuidade do fornecimento de refeições aos/às estudantes, sobretudo aqueles/aquelas em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que dependem unicamente de serviços como este para garantir sua permanência na instituição. Com isso, visamos atender os interesses institucionais e mitigar os impactos sociais decorrentes dessa interrupção, desde a terça-feira passada, dia 31”, comenta a pró-reitora de Assistência Estudantil, Elaine Calderari.

De acordo com a titular da Proae, os problemas que motivaram a suspensão dos serviços dos três RUs estão sendo sanados com medidas como a reativação da cozinha do Campus Santa Mônica: “Esta cessão do nosso espaço à PJ Refeições se dará por tempo determinado e sob contrato de concessão onerosa, com custos e manutenções a cargo da referida empresa, conforme estabelece a legislação federal. O intuito é possibilitar que o preparo das refeições ocorra dentro dos padrões de qualidade e segurança alimentar. Ademais, nesse período, a empresa se comprometeu a realizar as adaptações em suas instalações para que os serviços licitados sejam prestados sem novas interrupções.”

Finalizando, Calderari acrescenta que a equipe de gestão e fiscalização do contrato continuará acompanhando o cumprimento das metas pactuadas com a empresa e tomando as medidas previstas contratualmente – advertências, sanções e multas - para promover o realinhamento dos serviços e a garantia do fornecimento das refeições à comunidade universitária dos campi Santa Mônica, Umuarama e Glória.