UFU celebra Dia do Servidor

Na semana do servidor público, conheça os serviços que a universidade oferece aos servidores

Publicado em 22/10/2021 às 16:45 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

O Dia do Servidor, instituído durante o governo do presidente Getúlio Vargas em 1943, celebrado no dia 28 de outubro, também memora a criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1936, e a publicação do decreto que estavelece os direitos e deveres dos que prestam serviços públicos, em 1939. Para lembrar todos os serviços prestados pela Universidades Federal de Uberlândia (UFU) a todos seus servidores, preparamos uma lista com todas as ações desenvolvidas pela instituição.

Pensando na saúde e qualidade de vida do servidor, a UFU, juntamente com Diretoria de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (Dirqs), organiza atividades e serviços sobre os assuntos referentes à assistência biopsicossocial, vigilância e perícia em saúde. Para a oferta dos serviços, a Dirqs é comporta por três divisões, que são:

• Divisão do SIASS e Perícia em Saúde (Dispe): o trabalho da Divisão do SIASS e Pericia em saúde é pautado numa perspectiva contemporânea, que amplia a definição de saúde; qualidade de vida envolvendo as aptidões individuais do ponto de vista social, emocional, mental, espiritual e físico, as quais são conseqüências das adaptações ao ambiente em que vivem os indivíduos;
    • Entre os serviços prestados pela divisão, estão o registro de atestados de curta duração (até 05 dias para tratamento da própria saúde e até 03 dias para acompanhar familiar doente), realização de perícias singulares composta por 01 perito (até 120 dias de afastamentos nos últimos 12 meses) e realização de junta médica oficial composta por 3 peritos para avaliação de atestados acima de 120 dias nos últimos 12 meses e outras atividades definidas por lei;
    • Para mais informações, basta entrar em contato com a divisão pelo e-mail sepsa@dirqs.ufu.br ou pelo número (034) 3225-8075, das 08:00 às 17:00 horas.
  • Divisão de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (DESMT): a divisão desenvolve as atividades de saúde ocupacional e segurança do trabalho alinhadas aos objetivos operacionais da Instituição, e dirigidos à prevenção de doenças e lesões, ao prolongamento da vida produtiva dos trabalhadores, e à promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida no trabalho;
    • Entre os serviços prestados pela divisão, estão ações necessárias à realização dos exames de saúde ocupacional (periódicos, admissionais, demissionais e acompanhamento de acidentes biológicos) dos servidores ativos, obedecendo à legislação vigente, avaliar, mediante solicitação do próprio servidor, a condição de trabalho para fins de segurança ocupacionalrealizar levantamento de risco das atividades e ambientes;
    • Para mais informações, basta entrar em contato com a divisão pelo e-mail disao@dirqs.ufu.br ou pelo número (034) 3225-8084, das 08:00 às 17:00 horas.
  • Divisão de Promoção e Assistência à Saúde do Servidor (DPASS): os trabalhos desenvolvidos nesta Divisão são pautados na concepção de Ser Humano como uma totalidade integradora, uma unidade indivíduo meio, onde o homem está em constante relação consigo  devemos considerar o equilíbrio e a harmonização dessas dimensões.
    • Entre os serviços prestados pela divisão, estão a Oficina da Vida, que é o setor que desenvolve programa de atenção à pessoa com problemas relacionados ao uso, abuso e dependência de álcool e outras drogas lícitas e ilícitas, acolhimento psicossocial, atendimento em psicologia, atendimento em educação financeira, atendimento médico, atendimento de enfermagem e inclusão no plano licitado Unimed UFU;
    • Para mais informações, basta entrar em contato com a divisão pelo e-mail diretoria@dirqs.ufu.br ou pelo número (034) 3225-8073, das 08:00 às 17:00 horas.

Além disso, a universidade também oferece cursos de capacitação através da Divisão de Capacitação de Pessoal (Dicap), que tem como missão planejar e desenvolver ações de formação e desenvolvimento profissional que possibilitem aos servidores efetivos da UFU melhor desempenho e bem-estar no exercício de suas atividades. Para isso, a Dicap oferece cursos, workshop e palestras, alinhados ao aprimoramento das competências dos servidores docentes e técnicos administrativos. Em 2021, até essa data a Divisão já ofereceu cerca de 35 ações de formação e mais de 1100 servidores foram certificados. Para mais informações sobre a divisão, basta acessar a página da Dicap.

Por fim, a UFU também oferece a possibilidade de redistribuição e remoção de servidores, por meio da Divisão de Provimento e Acompanhamento de Técnicos Administrativos (Dipap). A divisão é responsável pela coordenação de concurso público de cargos técnicos-administrativos. Entre as ações desenvolvidas estão a coordenação dos processos de redistribuição, coordenação, bem como análise e condução dos processos de remoção e coordenação dos processos de licença para tratar de interesses particulares. Para saber mais sobre cada serviço, basta acessar a página da Dipap.

Palavras-chave: Dia do Servidor Público Dia do Servidor Serviços UFU