FacebookInstagramLinkedinTikTokTwitter YoutubeFeed RSS

13/07/2022 - 16:23 - Atualizado em 14/07/2022 - 09:33
MUnA ficará aberto ao público nos fins de semana
Confira as exposições abertas e os horários de funcionamento
Portal Comunica UFU
Escrito por: Clara Alves | Revisão: Mirna Tonus

O MUnA está localizado na Praça Cícero Macedo, 309 - Bairro Fundinho - Uberlândia/MG (Foto: Acervo do Museu)

O Museu de Arte da Universidade Federal de Uberlândia (MUnA/UFU) terá novo horário de funcionamento. A partir do dia 19 de julho, estará aberto para visitação do público de terças a sextas-feiras, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos, das 13h às 17h. A decisão da mudança aconteceu após a equipe administrativa perceber que o fluxo de visitação é mais intenso nos fins de semana, uma vez que a instituição representa uma opção de lazer e cultura em Uberlândia.

A equipe do MUnA pretende, com a mudança do horário de funcionamento, ampliar o alcance das exposições de arte e do restante da programação desenvolvida, adequando-se ao comportamento da comunidade local. Além disso, procura contemplar o propósito do museu de dinamizar o acesso público às obras, criando vínculos entre a população e o patrimônio. Por meio da compreensão do papel e da potencialidade do museu, enquanto capaz de contribuir para a formação da identidade do sujeito e do resgate da memória, propõe-se a inserção da instituição no cotidiano da comunidade.

Para quem quiser aproveitar os fins de semana, a partir do dia 19, ou já conhecer as obras expostas no MUnA, seguem em cartaz, até 7 de agosto, as exposições Rastro/Ruína, do artista Glayson Arcanjo, e O 8º Método, dos artistas Sandra Lapage e Carlos Pileggi, que compõem a Eclusa. Arcanjo utiliza  diversas linguagens – como o desenho, a fotografia e o audiovisual – para gerar novos significados e memórias ao espaço urbano. As peregrinações e as observações particulares do artista, registradas em suas peças, são levadas para o ambiente do museu, em uma exposição que convida o espectador a também observar e repensar o caos da vida urbana.

Na proposta da Eclusa, Sandra Lapage e Carlos Pileggi utilizam a colagem e o audiovisual para unir o saber científico e a arte. Os artistas, partindo de hipóteses científicas, criam uma ficção poética e tentam encontrar o Cosmos por meio de diagramas, objetos e vídeos.

TÓPICOS: