Cepes divulga Boletim de Comércio Exterior da Região Intermediária de Uberaba

Araxá, Uberaba e Iturama foram os principais exportadores

Publicado em 23/08/2022 às 12:35 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

Fertilizantes potássicos estiveram entre os produtos mais importados pela região. (Imagem: Divulgação/Cepes)

O Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-sociais (Cepes), vinculado ao Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (IERI/UFU), disponibilizou, nesta segunda-feira (22/08), o Boletim de Comércio Exterior da Região Intermediária de Uberaba referente ao primeiro semestre de 2022.

O boletim tem como objetivo divulgar, semestralmente, os dados do comércio internacional da região. Foi observado um aumento nas exportações referentes aos meses de janeiro a junho em relação a 2021. Foram 11,78% a mais (em dólares), cerca de R$ 7,37 bilhões.

Esse é o maior valor da série histórica desde 1997. Todavia, para as quantidades exportadas (991,52 mil toneladas), essas foram 18,21% inferiores às negociadas no primeiro semestre de 2021. Dos 29 municípios que compõem a região, Araxá, Uberaba e Iturama, respectivamente, foram os maiores exportadores.

Dos 165 produtos exportados, ferro-ligas foi o mais vendido, concentrando 60,80% do valor exportado, além de ser o produto que mais contribuiu para o crescimento das vendas ao exterior. Também houve aumentos nas receitas com álcool e carne bovina congelada, impulsionado tanto pela elevação das quantidades quanto dos preços médios.

Já em relação à importação, dos 291 produtos, fertilizantes potássicos se destacaram (14,28%), juntamente com outros insumos agrícolas. Os importadores negociaram com 70 diferentes países. Dentre as origens das compras externas, a China foi o maior parceiro, concentrando 27,17% das importações totais. Para mais detalhes, acesse o boletim no site do Cepes.

Palavras-chave: CEPES boletim pesquisa Exportação Importação