UFUCast

‘UFUCast’ destaca a situação dos refugiados e imigrantes

Bate-papo da vez contou com presença de Marrielle Maia, coordenadora da Cátedra Sérgio Vieira de Mello

Publicado em 05/08/2022 às 16:00 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

Episódio destacou também as ações da Cátedra Sérgio Vieira de Mello. (Foto: Abrão Osório)

Mais um para a conta! O décimo oitavo episódio do ‘UFUCast’ foi ao ar na última quinta-feira (04/08), às 17h. O assunto da vez foi a situação dos refugiados e imigrantes. Durante a transmissão, os jornalistas Naiara Ashaia e Luan Borges conversaram com Marrielle Maia, professora do Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (IERI/UFU) e coordenadora da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM).

O bate-papo destacou as ações da universidade em prol da desta comunidade. Recentemente a UFU aprovou uma resolução que promove ações afirmativas para pessoas em situação de refúgio, asilo político, apatridia, acolhida humanitária ou sob outras políticas humanitárias no Brasil.

Marrielle também abordou a criação da CSVM, implementada em 2020. A UFU foi a 24ª instituição de ensino superior brasileira a firmar parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) para a criação da agência. A cátedra tem o intuito de promover ensino, pesquisa e extensão, bem como o conhecimento sobre a proteção internacional dos refugiados e imigrantes.

A transmissão foi realizada pelo canal da UFU no YouTube e nas principais plataformas agregadoras de podcast. Esse projeto é elaborado pela Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU), com execução técnica da Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia (RTU). O objetivo do videocast é apresentar aos espectadores e ouvintes a universidade para além de seus muros e os pesquisadores para além de suas pesquisas.

Vale lembrar que você também pode acompanhar os cortes da entrevista da semana por meio do Instagram, no perfil @UFU_Oficial. Além disso, a Rádio Universitária FM veicula às terças-feiras, a partir das 20h, a versão gravada do episódio da semana.