Pular para o conteúdo principal
Agricultura

Livro aborda a utilização de fungo como biofertilizante e biofungicida

Publicação editada por docente da UFU reúne artigos sobre o gênero Trichoderma

Publicado em 09/09/2022 às 12:45 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Já está disponível para download o livro Trichoderma - Technology and Uses, editado pelo professor Fernando Cezar Juliatti, do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Uberlândia (Iciag/UFU) e publicado no dia 31 de agosto. Trichoderma é um gênero de fungo utilizado no controle biológico de organismos presentes no solo e que causam doenças em plantas (fitopatógenos).

A publicação, da IntechOpen, editora de acesso aberto sediada em Londres, Inglaterra, destaca a importância do Trichoderma na agricultura como biofertilizante e biofungicida. O tema é abordado por pesquisadores brasileiros, indianos e sul-africanos, compondo os cinco capítulos da obra — cada um com um artigo.

No livro, Juliatti informa que, no Brasil, existem, atualmente, 34 produtos formulados com Trichoderma como ingredientes ativos registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O docente destaca o potencial de aplicação do fungo no controle biológico de doenças de plantas e da possibilidade de sua utilização na produção de biocombustíveis, por meio da degradação da celulose. Outra utilização citada é a produção de fármacos.

Para saber mais sobre o Trichoderma, o impacto de sua utilização como biofertilizante e no manejo de doenças das plantas, inclusive na agricultura orgânica, baixe o livro clicando aqui.  

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: Fungo Trichoderma agricultura livro

A11y