Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

09/09/2022 - 12:45 - Atualizado em 09/09/2022 - 12:59
Livro aborda a utilização de fungo como biofertilizante e biofungicida
Publicação editada por docente da UFU reúne artigos sobre o gênero Trichoderma
Por: 
Marco Cavalcanti

Já está disponível para download o livro Trichoderma - Technology and Uses, editado pelo professor Fernando Cezar Juliatti, do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Uberlândia (Iciag/UFU) e publicado no dia 31 de agosto. Trichoderma é um gênero de fungo utilizado no controle biológico de organismos presentes no solo e que causam doenças em plantas (fitopatógenos).

A publicação, da IntechOpen, editora de acesso aberto sediada em Londres, Inglaterra, destaca a importância do Trichoderma na agricultura como biofertilizante e biofungicida. O tema é abordado por pesquisadores brasileiros, indianos e sul-africanos, compondo os cinco capítulos da obra — cada um com um artigo.

No livro, Juliatti informa que, no Brasil, existem, atualmente, 34 produtos formulados com Trichoderma como ingredientes ativos registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O docente destaca o potencial de aplicação do fungo no controle biológico de doenças de plantas e da possibilidade de sua utilização na produção de biocombustíveis, por meio da degradação da celulose. Outra utilização citada é a produção de fármacos.

Para saber mais sobre o Trichoderma, o impacto de sua utilização como biofertilizante e no manejo de doenças das plantas, inclusive na agricultura orgânica, baixe o livro clicando aqui.  

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2022. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal