Internacionalização

UFU é destaque entre as melhores universidades da América Latina

Universidade Federal de Uberlândia sobe em relação à posição do ano passado no 'QS Latin America University Rankings' e recebe prêmio de reconhecimento

Publicado em 27/09/2022 às 09:47 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

Na edição referente ao ano de 2023 do "QS Latin America University Rankings", a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) figura na posição 107, entre os 25% melhores. O ranking é publicado desde 2011 e sua metodologia mantém os principais indicadores do ranking global, o "QS World University Rankings", tais como "Reputação Acadêmica", "Reputação do Empregador" e "Relação Professor/Aluno". Além disso, considera um conjunto de métricas de desempenho adaptadas para a América Latina.

Entre as 428 Instituições de Ensino Superior latino-americanas analisadas, a UFU conquistou a 107ª colocação, demonstrando melhora no desempenho frente à classificação de 2022, quando ocupava o 114° lugar. O aumento da concorrência e a adição de novas universidades a cada ano é um desafio para a região da América Latina manter seu lugar no ranking global. Dentre as Instituições de Ensino Superior listadas neste ranking, apenas 98 delas são brasileiras. A UFU está no "top 30" das universidades nacionais.

Durante a cerimônia de entrega de prêmios no QS Higher Ed Summit: Americas, a UFU recebeu o prêmio de reconhecimento pela melhora significativa na posição atual no ranking. “Temos mais de 30 mil universidades em todo o mundo; entrar em um ranking QS não é uma tarefa fácil, é um sinal de que sua universidade está fornecendo uma educação de qualidade aos alunos, além de produzir pesquisas significativas para a ampla comunidade acadêmica”, avalia Leonardo Andrade, chefe de Parcerias com Clientes - Europa e Brasil na QS Quacquarelli Symonds.

Membro da Comissão de Lançamento e Acompanhamento de Rankings Universitários da UFU, a professora Maíra Córdula (ao centro) representou a universidade na cerimônia de entrega de prêmios durante o 'QS Higher Ed Summit: Americas'

Ocupando 23ª e 27ª posições, respectivamente, no âmbito regional, os indicadores docentes com doutoramento e rede de pesquisa internacional são os mais fortes da Universidade Federal de Uberlândia.

A respeito da Comissão para Acompanhamento de Lançamento de Dados Institucionais da UFU em Rankings Universitários Internacionais, o diretor da Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DRII), Waldenor Barros Moraes Filho, pontua: “A crescente visibilidade da UFU nos rankings tem a ver com a sua qualidade sendo reconhecida, mas os resultados refletem, também, os dados que são lançados nos sistemas dos rankings. Nesse sentido, a comissão de rankings exerce um papel cada vez mais importante na divulgação de seus números institucionais e de sua produção científica.”

Moraes Filho conclui: “A comissão de rankings assume, portanto, papel fundamental na inserção da UFU nos rankings e, deste modo, deve se caracterizar como uma comissão de caráter permanente e estratégico para a internacionalização que nós temos definidos pelo Pide [Plano Institucional de Desenvolvimento e Expansão].”

Os resultados do ranking na íntegra podem ser encontrados no site da "Top Universities".