Campus Umuarama

Acompanhe e participe dos eventos de comemoração dos 50 anos da Escola Técnica de Saúde da UFU

Instituição irá celebrar o ‘Jubileu de Ouro’ com atividades especiais durante o período de um ano

Publicado em 21/11/2022 às 15:48 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

Fotos: Milton Santos

A Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia (Estes/UFU), fundada no dia 17 de outubro de 1972, preparou um calendário anual de eventos para comemorar os seus 50 anos de existência. A programação, iniciada formalmente com a cerimônia de abertura no início deste mês, no dia 8 de novembro, está recheada de atividades acadêmicas, extensionistas e culturais para todo o público interno e externo da UFU.

A decisão de fazer uma programação para um ano completo de comemoração veio em virtude da representatividade que são os 50 anos da instituição, como afirma Noriel Viana, professor do Curso Técnico em Enfermagem e um dos mais antigos docentes da Estes. “Nós vimos que um evento apenas seria pouco para expressar a alegria e a grandiosidade que a instituição tem. Então, veio a ideia de fazer em um ano inteiro a comemoração, de outubro a outubro, para podermos ter vários momentos para que nós possamos analisar a história da instituição, o que já foi desenvolvido, os planos para o futuro, agregar mais os estudantes com diversas atividades que possam atendê-los tanto no período da tarde como no da noite”, aponta.

Professor Noriel Viana apresentou ao público, na cerimônia de abertura, parte do histórico da Estes

Na imagem abaixo está toda a programação da comemoração dos 50 anos da Estes, iniciada no mês passado. Dentre as atividades, serão ofertados ao público geral palestras, oficinas, congressos, atividades esportivas e comemorações culturais, como festa junina, além do evento de encerramento das festividades e homenagens.

Cerimônia de Abertura

No dia 8 de novembro, numa terça-feira à tarde, a Estes realizou no anfiteatro do bloco 2A do Campus Umuarama a cerimônia de abertura do ano de comemorações do seu "Jubileu de Ouro", com a presença de professores, coordenadores e estudantes da instituição, além da comunidade universitária, gestores administrativos da UFU e comunidade externa.

A festividade foi iniciada com apresentação cultural do grupo UDI Cello que, entre as músicas tocadas, também fez a execução do Hino Nacional. Em seguida, houve a formação da mesa de convidados para a abertura oficial do evento, formalmente apalavrada pelo vice-reitor Carlos Henrique Martins.

Apresentação cultural com o grupo Udi Cello

Uma das convidadas, representando os discentes da instituição, era a Maria Julia Dias, presidente do Grêmio Estudantil da Estes, Gestão Chapa Hope. Ela diz ter um enorme carinho e felicidade pelo sucesso da escola. Ainda completa: É extremamente gratificante participar de uma instituição que preza pela igualdade, pelos valores e pelo crescimento de todos. Principalmente, por proporcionar oportunidades para tantas pessoas.”

Maria Julia Dias também pontua sobre a importância da instituição para os alunos. “A Estes possibilita, através da convivência uns com os outros, uma troca de conhecimento, um amadurecimento intelectual e amistoso, contribuindo assim para o convívio social. Assim como outras áreas da vida, a Estes também contribui e tem sua fundamental importância para o aprendizado de todos nós, estudantes.”

Convidados para a abertura do calendário de comemorações dos 50 anos da Estes. No canto direito, discursando, a estudante Maria Julia Dias