21/11/2022 - 12:50 - Atualizado em 25/11/2022 - 19:19
Livro publicado pela Edufu conquista primeiro lugar em premiação nacional
'Ensaios sobre língua e linguagem' vence categoria 'Tradução' na oitava edição do evento realizado pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu)
Lílian Karla

A Editora da Universidade Federal de Uberlândia (Edufu) foi uma das vencedoras, na noite da última sexta-feira (18), do 8º Prêmio ABEU 2022. O trabalho “Ensaios sobre língua e linguagem”, do conceituado linguísta alemão Wilhelm von Humboldt, conquistou o primeiro lugar na categoria "Tradução", após concorrer com obras de diversas áreas de conhecimento.

Publicada em 2021, a produção faz parte da série “Tradução de Estudos da Linguagem”, coordenada pela professora Fernanda Mussalim, do Instituto de Letras e Linguística (Ileel/UFU).

Após dois anos sem acontecer presencialmente - devido à pandemia da covid-19 -, o evento ocorreu no teatro da Unibes Cultural, em São Paulo (SP). A premiação, realizada pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu), celebrou a diversidade da produção acadêmica e científica nacional, ressaltando a importância e qualidade das pesquisas e produtos editoriais feitos em todo o Brasil. Representaram a Edufu na capital paulista as professoras Fernanda Mussalim e Orlene Lúcia de S. Carvalho, tradutora do livro premiado, em parceria com Hans Theo Harden.

Professoras Fernanda Mussalim e Orlene Carvalho. (Foto: Arquivo pessoal)

"O livro 'Ensaios sobre língua e linguagem' está em fase de impressão e, em breve, estará disponível na livraria da Edufu", informa o professor Alexandre Guimarães Tadeu de Soares, atual diretor da editora.