Divulgação científica

‘Pint of Science’ está de volta aos bares na região

Festival de divulgação científica acontece em Uberlândia, Ituiutaba e Patos de Minas

Publicado em 01/11/2022 às 16:36 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

O festival 'Pint of Science', que leva cientistas aos bares para falar sobre suas pesquisas, acontecerá, no início de novembro, em mais de 60 municípios no Brasil. A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) participa da organização em três cidades: Patos de Minas, nos dias 7, 8 e 9; Ituiutaba, nos dias 8 e 9; e Uberlândia, no dia 8, simultaneamente em dois bares diferentes (veja abaixo a programação).

O evento é aberto a toda a sociedade e não há inscrições prévias. “O fato de o evento acontecer no bar, somado à informalidade da linguagem que será utilizada pelos cientistas, faz com que o público fique mais à vontade para se aproximar, e é exatamente essa a nossa maior expectativa”, afirma Paula Cristina Batista de Faria Gontijo, coordenadora do Pint of Science Uberlândia, professora e pesquisadora do Instituto de Biotecnologia da UFU.

"Em tempos de questionamentos sobre a relevância da universidade para a sociedade, nada melhor que um evento de divulgação científica divertido como o Pint of Science, para mostrar ao público geral um pouco das pesquisas feitas em nossas instituições", diz o coordenador do Pint Ituiutaba, Wallisom da Silva Rosa, que é professor do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (Icenp/UFU).

Patos de Minas fará o evento pela primeira vez. A coordenação é do professor Marcos de Souza Gomes, do Instituto de Química. “A ciência está muito difundida no meio acadêmico, mas sua divulgação para sociedade civil é de suma importância tanto para a expansão das informações, quanto para a aproximação junto a comunidade científica. Levar ao público a ciência de uma forma mais simples, ou seja, em ambientes fora da universidade, informal e com um diálogo esclarecedor, é uma forma de aumentar o interesse das pessoas pela pesquisa e consequentemente pelas universidades”, argumentam os organizadores do Pint Patos.

O Pint of Science, segundo a coordenação nacional, é o maior debate de ciência do mundo que ocorre fora dos ambientes universitários. Criado em 2012, no Reino Unido, o evento chegou ao Brasil em 2015 e, por aqui, já aconteceu em mais de 180 cidades. Saiba mais sobre o festival nacional em pintofscience.com.br e sobre o evento no mundo em pintofscience.com

Em Uberlândia, a primeira edição aconteceu em 2018 e a segunda, em 2019. Também aconteceu, em 2019, o Pint Ituiutaba. Nos dois anos seguintes, não houve Pint of Science presencial no Brasil, devido à pandemia de covid-19. Em 2021, a comissão de Uberlândia organizou o “Goles de Ciência”, em parceria com a Divisão de Divulgação Científica, vinculada à Diretoria de Comunicação Social da UFU, com a publicação de vídeos no perfil @ufu_oficial no Instagram.

As comissões organizadoras do Pint of Science 2022 em Uberlândia e Patos de Minas contam com o apoio do Programa Institucional de Apoio a Eventos (Piaev), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/UFU).

Casa Grande Cervejas Especiais

(Rua Pará, 408. Cônego Getúlio)

19h30 – “Ciência da negociação”, com Warlei Tana

20h – “Fake news nas telecomunicações”, com  Pedro Luiz Lima Bertarini