Gestão

Professor de Letras da UFU é escolhido como coordenador de área de avaliação da Capes

José Sueli de Magalhães inicia o mandato em 10 de dezembro

Publicado em 30/11/2022 às 15:05 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

José Sueli de Magalhães atua nos cursos de graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFU. (Foto: Arquivo pessoal)

A presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Cláudia Queda de Toledo, nomeou, na última segunda-feira (28/11), os coordenadores das 49 áreas de avaliação para o quadriênio 2021-2024. Entre eles, está o professor José Sueli de Magalhães, que atua nos cursos de graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL), do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (Ileel/UFU).

Mestre em Estudos Linguísticos pela UFU e doutor em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), Magalhães já foi coordenador adjunto da área de Linguística e Literatura da Capes no quadriênio 2018-2022. Agora, o professor foi indicado pela comunidade acadêmico-científica para ocupar o cargo de coordenador dessa área.

“Coordenar a área de Linguística e Literatura junto à Capes significa estar à frente de 154 programas de pós-graduação, assumindo a responsabilidade não apenas de planejar e executar as atividades de avaliação desses programas, como também de acompanhá-los e auxiliá-los numa relação dialógica com seus atores, o que inclui coordenadores, docentes, discentes, técnicos, pró-reitores e toda a comunidade”, afirma o professor.

Os nomes foram avaliados pelo Conselho Superior da Capes em 28 de setembro de 2022. O colegiado elaborou listas tríplices para cada área, baseadas em critérios como a experiência em ensino e orientação na pós-graduação, pesquisa e inovação.

Como coordenador da área de avaliação em Linguística e Literatura, Magalhães é um consultor responsável por coordenar, planejar e executar atividades junto à Capes. O mandato inicia em 10 de dezembro de 2022 e se estende até 15 de março de 2026. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União, via Portaria nº 265/2022.

Sobre as expectativas para o novo cargo, o professor destaca que pretende incrementar uma visão multidimensional junto aos programas de pesquisa que se detêm na formação de recursos humanos de acordo com as demandas sociais, reforçar a pesquisa e a inovação na área e a internacionalização dos programas; tudo visando ao impacto social do que é desenvolvido nas instituições. Também aponta a vontade de atuar junto aos coordenadores para o aprimoramento da avaliação qualitativa.

Além disso, Magalhães ressalta novamente a importância social: “Entre outras ações, minhas maiores expectativas circundam em corrigir as assimetrias regionais na área, auxiliando diretamente as regiões mais carentes e mantendo apoio irrestrito às regiões com programas já consolidados e estimular a solidariedade inter-regional, a fim de que programas consolidados possam atuar colaborativamente com programas novos ou que necessitem de maior robustez em suas atividades.”

Confira a lista completa de coordenadoresaqui.

Palavras-chave: Letras linguística ILEEL PPGEL Capes