livro

Servidor da UFU lança livro infantil e um sobre gestão e liderança de equipes

Autor de longa data, Aluísio Alves inclui em seu currículo as obras 'A Liga Pet do Bem’ e ‘Empresas & Equipes adoecem’

Publicado em 31/01/2023 às 12:05 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Servidor que atua como orientador na equipe da Divisão de Promoção de Igualdades e Apoio Educacional (Dipae), da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Uberlândia (Proae/UFU), o psicanalista Aluísio Alves lançou recentemente dois livros. Englobando temáticas distintas, os novos trabalhos refletem a personalidade e os propósitos do autor, que é pós-graduado em Gestão Empresarial e possui pós-doutorado em Educação.

Alves escreve desde a adolescência e, paralelamente ao trabalho na universidade, atualmente produz pequenos textos e artigos para veiculação em revistas e jornais regionais. Ele conta que um de seus focos é aprender com as trocas: "Estes dois livros buscam compartilhar as minhas percepções sobre as temáticas abordadas e criar um espaço para diálogo com as pessoas, tendo em vista que essa comunicação colabora para a construção de uma visão de mundo diversificada."

Ele já participou de alguns concursos literários ao redor do país com seus projetos de poesia, crônica e contos que, posteriormente, foram publicados em veículos de alcance nacional. Assinou outros três livros: "Espiral", "O segredo da beleza interior" e "O que os Olhos Não Veem e o Coração Sente".

Para a garotada

Ilustrado por Felipe Araújo Alves, que tinha 10 anos na época da produção - antes da pandemia -, “A Liga Pet do Bem” é uma obra de literatura infantil e apresenta a história do garoto Kauã, que é tocado pela situação de abandono de animais em sua cidade e decide reunir um grupo de amigos para mobilizar as pessoas com ações em prol dos pets.

"A história toca sutilmente em temas transversais, tais como diversidade racial e novas configurações familiares. O objetivo central da narrativa é despertar a compaixão pelos animais abandonados e transformar essa sensibilização em atitudes", explica o autor.

Editado por Leandro Substance, com produção independente e sem finalidade comercial, o livro é doado para algumas organizações não governamentais (ONGs) que atuam na proteção de animais em situação de abandono.

Capa do livro 'A Liga Pet do Bem'. (Imagem: Divulgação)

Para os adultos

Publicado pela Editora BOK2, “Empresas & Equipes adoecem - ampliando a percepção de empreendedores, líderes e gestores para tratamentos adequados e soluções saudáveis" apresenta uma visão mais clara a respeito do que pode estar por trás dos desafios enfrentados pelos empreendedores e, dessa forma, realiza uma abordagem profunda que tem por objetivo obter informações conscientes sobre tomada de decisões e estratégias executáveis.

"Uma empresa ou uma equipe precisa ser reinventada o tempo todo, devido às grandes mudanças que vêm de fora pela modificação do mercado e também das dinâmicas que acontecem internamente, como se a empresa ou a equipe tivessem vida própria... E elas têm mesmo! Reposicionar-se como empreendedor é uma necessidade conhecida, mas, nem sempre se sabe por onde começar, devido à complexidade que é uma empresa, seja ela grande, média, pequena ou micro, acrescentando-se que pode ser familiar ou não. Existem aspectos na vida da empresa e da equipe que escapam ao olhar das abordagens convencionais; é preciso ir um pouco mais profundamente para obter as informações necessárias às boas decisões. E tudo o que um proprietário ou um líder consciente quer é tomar decisões certas", pondera Alves.

Baseado na carreira dele, com ampla e longa formação acadêmica acompanhada de muita prática na administração, gestão e liderança e muitos anos de serviços consultorias e mentoria de líderes e equipes, este é um livro objetivo, atendo-se apenas à descrição teórica indispensável. "O que interessa nesta obra é a prática e a realização", resume o autor.

Capa do livro 'Empresas & Equipes adoecem'. (Imagem: Divulgação)

Quem tiver interesse em adquirir “A Liga Pet do Bem” e/ou "“Empresas & Equipes adoecem" pode entrar em contato com Aluísio Alves via e-mail, na caixa: aluisioufu17@gmail.com.

Palavras-chave: lançamento livro Proae Dipae