Agradecimento

UFU celebra investimentos no Instituto de Ciências Agrárias

Emenda parlamentar do deputado federal Zé Vítor contribui para impulsionar o ensino e a pesquisa agrária na universidade; cursos dos campi de Uberlândia e Monte Carmelo são beneficiados

Publicado em 15/05/2023 às 12:57 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Representantes da UFU e da equipe do deputado Zé Vítor durante celebração dos investimentos no Iciag, nesta segunda-feira, 15 de maio. (Fotos: Milton Santos)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) apresentou nesta segunda-feira, 15 de maio, os equipamentos adquiridos graças a uma emenda parlamentar do deputado federal Zé Vítor (PL-MG). O investimento, totalizando R$ 1,8 milhão, foi destinado ao Instituto de Ciências Agrárias (Iciag). A solenidade ocorreu na Fazenda Capim Branco, contando com a presença do parlamentar, do reitor da UFU, Valder Steffen Junior, e de representantes de diversos setores da universidade.

Investimento em equipamentos e maquinário

Os recursos foram empregados na aquisição de maquinários e equipamentos de apoio para o Iciag. Esses ativos irão beneficiar diretamente as atividades nas fazendas da UFU em Uberlândia e Monte Carmelo. Além disso, o investimento proporcionará um impulso significativo para os cursos de Agronomia (em ambos os campi), Engenharia Ambiental e Sanitária, e Engenharia Florestal.

O deputado Zé Vítor, graduado no curso de Agronomia da UFU, relembrou histórias no período em que era estudante universitário e enfatizou como será a atuação parlamentar: "Os grandes projetos de inovação têm participação da Agricultura. Vou fazer o trabalho no mandato focado nos cursos de Agronomia". Ele destacou, ainda, os caminhos para obter mais investimentos: a emenda parlamentar individual e a busca de recursos junto ao Ministério da Educação (MEC).

Impacto na UFU

Maurício Martins, diretor de experimentação e produção vegetal, comentou: "As fazendas da universidade desenvolvem atividades de ensino, pesquisa, extensão e produção. Estamos sempre em busca de inovação". Ele também enfatizou que entre os itens adquiridos (veja lista abaixo), a Plantadeira de Parcelas Experimentais será utilizada especificamente para as atividades dos cursos de graduação e pós-graduação.

Já o diretor do Iciag, Hudson de Paula Carvalho, destacou a importância do investimento: "Representa uma qualidade nas atividades de campo e de monitoramento de campo dos nossos cursos".

Plantadeira de Parcelas Experimentais foi adquirida por R$ 236 mil (Foto: Milton Santos)

Por fim, o reitor ressaltou a relevância dos recursos extraordinários para a manutenção das atividades da universidade, com a participação do Ministério Público, com os Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) e de deputados. "Sem os recursos dos TACs e das emendas parlamentares, a UFU teria sucumbido diante do cenário orçamentário", concluiu Steffen Junior.

Palavras-chave: UFU ICIAG Deputado Federal Zé Vitor