Publicado em 28/07/2014 às 14:38 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:11
A Diretoria de Comunicação Social (Dirco) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio de sua diretora, Prof.ª Dr.ª Maria Clara Tomaz Machado, esclarece à imprensa e aos meios de comunicação que a produção de uma ficha/cadastro a ser preenchida pelos jornalistas para que pudessem produzir suas matérias no espaço da UFU não teve como propósito burocratizar ou criar entraves de nenhum tipo a qualquer reportagem a ser realizada sobre a instituição.
Como está escrito no documento, "a UFU é uma instituição pública, que preza pela transparência de sua atuação, e não tem nenhuma intenção e mesmo não compartilha com qualquer tipo de censura".
O objetivo, pelo contrário, foi o de facilitar e assessorar a imprensa em busca de suas notícias e esclarecimentos à população. A Diretoria de Comunicação Social sabe e confia que a imprensa prima pela ética e profissionalismo e que, no exercício de suas atividades, respeita o espaço público, o direito de imagem do cidadão, reconhece a necessidade de agendar entrevistas, a de ser fidedigno às suas fontes e consciente na apuração dos fatos para a produção de suas matérias e reafirma que todos os espaços da universidade são de livre acesso.
Entretanto, a Dirco lembra que, para a produção de matérias onde se realizam atividades de pesquisa, ensino e extensão, tais como salas de aula, hospitais, fazendas, núcleos, laboratórios, centros de pesquisa, ente outros, será importante solicitar agendamento prévio para melhor atendimento.
Por fim, a Dirco se coloca à disposição para assessorar a imprensa da melhor forma possível e espera manter uma relação amigável e frutífera em nome da melhor informação para a sociedade que, em última instância, é aquela que mantém e prestigia a UFU.
Palavras-chave: UFU Nota Imprensa segurança reitor da ufu
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS