Publicado em 02/08/2017 às 16:49 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:15
Delegação da UFU posa para a foto oficial no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro. (Foto: Arquivo pessoal)
Daniele Martins, Mateus Rodrigues Carvalho, Bruna Thais Gomes de Brito e Pedro Paulo de Oliveira Molinar acabam de escrever seus nomes na história do desporto da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Os quatro graduandos formam a equipe que representou a instituição em sua primeira participação nos Jogos Paralímpicos Universitários. O evento, organizado em parceria pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), ocorreu entre os dias 26 e 30 de julho, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.
E os paratletas provaram que não foram à capital paulista a passeio. Caloura de Gestão da Informação, Daniele conquistou a medalha de prata na classe BC3 da bocha. O futuro fisioterapeuta Pedro Paulo buscou três pódios na classe S7 da natação: prata nos 50 metros livres e bronze nos 100 metros livres e 100 metros costas. Coube a também nadadora da classe S7 Bruna, estudante do oitavo período de Educação Física, a honra de subir ao degrau mais alto do pódio, vencendo os 50 metros livres. Ela também buscou uma medalha de prata nos 100 metros livres.
Registro da participação de Daniele durante o campeonato. (Foto: reprodução/Facebook ANDE)
Único representante da UFU que não conquistou medalha nesta competição, Mateus chegou bem perto disso, ficando em quarto lugar na classe BC3 da bocha. Nada, porém, que desanime o acadêmico de Física. “Foi tudo muito bom e bem estruturado, com paratletas de alto nível na disputa. Infelizmente, meu desempenho não foi tão bom quanto eu gostaria, mas vale como experiência na preparação para meu próximo desafio, o Campeonato Brasileiro, também em São Paulo. Então, agora é fazer um balanço desta competição para corrigir os erros que cometi e melhorar os acertos. De agora até dezembro, é nisso que vou focar nos treinamentos”, assegura.
Mateus Carvalho também competiu na bocha. (Foto: Reprodução/Facebook ANDE)
Com o pessoal da natação, o discurso é de realização plena. “Foi uma experiência muito boa, enriquecedora e de bastante aprendizado. Ter novamente o prazer de participar de uma competição foi incrível e confesso que fiquei surpreso com os resultados que obtive. Estou super motivado para os próximos campeonatos”, comenta Pedro Paulo.
Pedro Paulo conquistou um total de três medalhas. (Foto: Arquivo pessoal)
Bruna ressalta a importância dos Jogos Paralímpicos Universitários para a inclusão no meio esportivo de mais alunos deficientes. Ela se diz impressionada com a qualidade das instalações em que competiu em São Paulo: “Tive a grande oportunidade de encontrar uma estrutura ótima para que os atletas paralímpicos brasileiros possam se desenvolver e melhorar seus resultados. Como futura profissional de Educação Física, certifico que este é um fator importante para o desenvolvimento e maior visibilidade aos paratletas que sempre representam o Brasil tão bem em todas as principais competições ao redor do mundo.”
Bruna foi a mais rápida da classe S7 nos 50 metros livres. (Foto: Arquivo pessoal)
> Veja também:
FACEBOOK: confira álbum especial dos Jogos Paralímpicos Universitários na página da Associação Nacional de Desporto para Deficientes
Palavras-chave: Esportes Paradesporto paratletas bocha natação jogos paralímpicos universitários
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS