UFU lança Prêmio Inovação 4.0 para alunos e servidores

Vencedores receberão até R$ 1.500 em viagem para evento científico

Publicado em 29/05/2019 às 09:02 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:56

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) lançou, nesta segunda-feira (27/05), o Prêmio Inovação UFU 4.0. Podem concorrer estudantes, professores e técnicos da instituição, individualmente ou em grupo, que tenham ideias e soluções inovadoras que possam apoiar a UFU na resolução de desafios.

São três categorias: acessibilidade, tecnologias de aprendizagem e sustentabilidade. O primeiro colocado de cada categoria receberá troféu, certificado e a compra de uma passagem e/ou inscrição em evento científico (até R$ 1.500). Haverá ainda troféu e certificado para o segundo colocado de cada categoria e para uma menção honrosa escolhida entre as três categorias.

“A escolha do nome Inovação 4.0 para premiar os projetos inovadores desenvolvidos no âmbito da UFU tem o objetivo de ressaltar a importância da inovação com aplicabilidade a temas essenciais para a sociedade. Além de fomentar novos projetos que atendam a esses temas essenciais, queremos premiar as pesquisas que já possuem tal foco”, afirma o diretor de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFU, Thiago Paluma.

Segundo o professor, “a expressão tem por objetivo alcançar a inovação que está alinhada às novidades do setor tecnológico, com processos que sejam mais eficazes e ao mesmo tempo mantenham-se como social e ambientalmente sustentáveis”.

As propostas devem ser submetidas de 30 de julho a 30 de agosto, com o preenchimento do formulário disponível na página do prêmio (acesse aqui). Também será permitido ao proponente incluir arquivos em formatos de vídeo e PDF que complementem a descrição e favoreçam o entendimento de sua ideia.

Os projetos vencedores serão divulgados no dia 10 de outubro, na página www.ufu.br. A cerimônia de premiação será realizada na Sala Conselhos da UFU, no Campus Santa Mônica, no dia 14 de outubro, como parte da programação da Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

O Prêmio Inovação UFU 4.0 é promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), através da Diretoria de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agência Intelecto), e pela Diretoria de Comunicação Social (Dirco). Confira mais detalhes na Chamada Pública (acesse aqui). As dúvidas podem ser enviadas para o e-mail premioinovacao@propp.ufu.br.

Palavras-chave: inovação inovação 4.0