Pular para o conteúdo principal
Cultura

Museu do Índio realiza nova exposição de cerâmicas

Intitulada “Kamalu Hai e o canto da cobra-canoa”, a exposição é aberta e gratuita

Publicado em 23/09/2019 às 17:25 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:33

O evento conta com palestra, oficina e rodas de conversa. (Foto: Beto Oliveira)

Dia 24 de setembro, às 19h30, acontece a abertura da nova exposição do Museu do Índio, “Kamalu Hai e o canto da cobra-canoa: Arte e Cosmologia Wauja”, projeto vencedor do IX Prêmio Ibermuseus de Educação. Ao longo da semana o evento promoverá exposição de cerâmica, palestra, oficina e rodas de conversa.

A exposição, que levou o museu a ser reconhecido internacionalmente, foi batizada “Kamalu Hai e o canto da cobra-canoa” pois se relaciona ao mito de surgimento da arte oleira. Assim, conta-se que estes artefatos chegaram navegando e cantando sobre o dorso da cobra-canoa, que descia a caminho do oceano, mas antes disso defeca enormes depósitos de argila ao longo do médio e baixo rio Batovi, afluente do rio Xingu, referência sociocultural do povo Wauja, para que eles pudessem fazer sua própria cerâmica.

O objetivo do projeto é fazer com que o modo de ser xinguano e Wauja se manifeste a partir das oficinas de manufatura de cerâmica, exposição de peças tradicionais e conversas sobre o cotidiano e a cosmovisão desses povos. Para participar, basta comparecer na data e horário do evento (R. Vitalino Rezende do Carmo, 116 - Bairro Santa Maria - Uberlândia).

 

 

 

Palavras-chave: Museu do Índio Exposição Wauja

A11y