Engenharia Ambiental amplia possibilidades no mercado de trabalho

Com reformulação do projeto pedagógico curso passa a ter nova denominação: Engenharia Ambiental e Sanitária

Publicado em 12/12/2019 às 12:33 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:32

Visita técnica de alunos da UFU à empresa de produção de energia elétrica a partir de biogás oriundo de aterro sanitário (foto: Alexandre Costa)

Criada em 2009, a graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Uberlândia passou a ter um novo formato. Com a reformulação do projeto pedagógico, oficializada desde uma resolução do Conselho Universitário de 2017, o curso ganhou uma nova denominação: Engenharia Ambiental e Sanitária.

O principal objetivo da mudança, esclarece o presidente do Núcleo Docente Estruturante do curso, professor Hudson de Paula Carvalho, é ampliar as oportunidades de trabalho para os engenheiros egressos da universidade.

As áreas de atuação de quem se forma em Engenharia Ambiental ou em Engenharia Ambiental e Sanitária são bem semelhantes. No entanto, os formados em Engenharia Ambiental, explica Carvalho, atuam mais na gestão do que na criação de projetos de saneamento, como o de tratamento de resíduos. Com a inclusão das novas disciplinas, os graduados estarão aptos a, também, elaborar os projetos.

As mudanças curriculares já valem para o primeiro semestre letivo de 2020.O curso oferecido pela UFU é em período integral, na modalidade bacharelado e com duração de cinco anos. As aulas são realizadas no Campus Glória. A cada semestre são abertas 40 vagas.

Conforme o Projeto Pedagógico, o profissional egresso do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFU tem o seguinte perfil:

O bacharel em Engenharia Ambiental e Sanitária ou Engenheiro Ambiental e Sanitarista, egresso da Universidade Federal de Uberlândia poderá atuar no planejamento, gestão e tecnologia ambiental e sanitária especialmente na região central do Brasil, caracterizada como importante centro de produção agrícola, agroindustrial e unidades de preservação do bioma cerrado.

Em sua atividade, o profissional projeta e acompanha a execução de obras de  infraestruturas hidráulicas e de saneamento ambiental. Avalia e analisa os impactos ambientais de empreendimentos nos ecossistemas naturais e propõe ações de preservação, conservação e recuperação do meio ambiente.

Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza pesquisa científica e tecnológica e estudos de viabilidade técnico-econômica, executa e fiscaliza obras e serviços técnicos, efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em sua atuação, considera a ética, a segurança, a legislação e os impactos socioambientais.

Além do perfil técnico estabelecido, o Engenheiro Ambiental e Sanitarista da UFU possui, como complementação à sua formação profissional: capacidade de expressão oral e escrita, formação crítica e reflexiva, capacidade de estabelecer relações solidárias, cooperativas e coletivas, habilidade de aprendizagem permanente, espírito empreendedor, inquiridor e de liderança, capacidade para resolver problemas, conflitos e gerenciar pessoas e senso crítico que permita a rápida tomada de decisões que o mercado de trabalho exige.

Palavras-chave: engenharia ambiental sanitária Projeto Pedagógico